Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de setembro de 2013

Confira 10 dicas para garantir uma dieta rica em fitoquímicos

Eles são componentes naturais encontrados em frutas, legumes e cereais, que podem proteger de várias doenças
 
 
Os fitoquímicos são componentes naturais encontrados em frutas, legumes e cereais que comemos, ou deveríamos comer, todos os dias.

Esses compostos, além de serem os responsáveis por dar cor aos alimentos, podem nos proteger ou ajudar a tratar de doenças fatais como câncer, problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, entre outras.

— A dieta deve ser variada em frutas e vegetais. Lembre-se: quanto mais colorida a dieta, maior variedade de fitoquímicos

— Beba uma xícara de chá de camomila antes de dormir. Ele é rico flavonas (um fitoquímico) e também ajuda a dormir. Um sono reparador ajuda ao bom funcionamento do organismo

— Invista em beterraba, goiaba, melancia, pimentão vermelho e tomate. Esses vegetais ajudam a prevenir o estresse e funcionam como antioxidante no controle dos radicais livres.

— Não cozinhe e processe demais os alimentos, pois eles podem perder seus componentes bioativos. O mais indicado é sempre consumir os alimentos da forma mais natural possível.

— Se não tiver restrição médica, consuma um cálice de vinho tinto ou um copo de suco de uva por dia. Eles são ricos em catequinas e resveratrol, poderosos antioxidantes que ajudam na redução de risco de doenças cardiovasculares.

— Se não tiver restrição médica, consuma um dente de alho fresco por dia. Ele ajuda a reduzir pressão sanguínea.

— Inclua sempre saladas na hora do almoço e do jantar. É interessante, também, acrescentar saladas no sanduíche do lanche da tarde.

— Você pode beber nos lanches intermediários sucos naturais, que são ricos em fitoquímicos.

— Inclua na dieta frutas oleaginosas (amêndoa, avelã, castanha de caju, entre outros), aveia e azeite de oliva, que são ricos em fitoquímicos.

— As sopas de legumes (cenoura, vagem, brócolis, moranga, repolho roxo, cebola, chuchu) são uma ótima forma de consumir os vegetais à noite.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário