Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de setembro de 2013

Parar de fumar pode diminuir a dor nas costas, aponta estudo

Na pesquisa, fumantes relataram significativamente mais dor
quando comparados com os pacientes que nunca fumaram
Diversas pesquisas relacionam nicotina e o aumento da dor
 
Diversas pesquisas têm revelado uma ligação entre o tabagismo e o risco aumentado para a dor lombar da coluna. Um novo estudo, publicado no The Journal of Bone and Joint Surgery, revela que os fumantes que sofrem de distúrbios da coluna vertebral e dor lombar relataram maior desconforto do que pacientes com transtornos da coluna vertebral que pararam de fumar durante uma período de tratamento, com duração de oito meses.
 
Os pesquisadores revisaram o histórico de tabagismo e de dor de mais de 5,3 mil pacientes com dores oriundas de alguma desordem da coluna, que tenham sido tratados com cirurgia ou não, ao longo de oito meses.
 
Durante o período do estudo, pacientes que nunca fumaram e os fumantes que deixaram o vício há algum tempo relataram dor significativamente menor na coluna em comparação aos fumantes atuais e aqueles que tinham parado de fumar durante o período de estudo. Os fumantes relataram significativamente mais dor quando comparados com os pacientes que nunca fumaram.
 
Os pesquisadores também descobriram que aqueles que pararam de fumar durante o curso do estudo relataram uma melhora mais acentuada na dor nas costas do que aqueles que continuaram a fumar.
Além disso, a média de melhora na classificação da dor nas costas foi clinicamente mais significativa entre os não-fumantes e o grupo que continuou a fumar durante o tratamento não apresentou nenhuma melhora clinicamente significativa no relato da dor.
 
— Já sabemos que a nicotina aumenta a dor. Neste estudo, os pacientes que pararam de fumar durante o período da pesquisa melhoraram muito mais. Os que continuaram a fumar não apresentaram estatisticamente nenhuma melhora, independentemente do tratamento empregado.
 
Fumar é ruim para a saúde e especificamente para os que sofrem com problemas de coluna.
 
Basicamente, a probabilidade de melhorar com o tratamento cirúrgico ou não-cirúrgico é diminuída dramaticamente se o paciente é um fumante — diz o neurocirurgião especialista em coluna Cezar Augusto Oliveira.
 
Para o médico, o estudo reforça a necessidade da criação de programas de apoio ao paciente com doença da coluna vertebral dolorosa que desejam parar de fumar.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário