Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Campanha em Porto Alegre esclarece dúvidas sobre artrite reumatóide

Campanha em Porto Alegre esclarece dúvidas sobre artrite reumatóide  Daniela Xu/Agencia RBS
Foto: Daniela Xu / Agencia RBS
Os principais sinais são dor e inchaço persistentes nas juntas
Haverá médicos para esclarecer a população sobre os principais sintomas, importância do diagnóstico precoce e tratamentos
 
No sábado, 26 de outubro, ocorre um encontro para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças reumáticas. A atividade, promovida pelo Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre (Grupal) será das 9h às 15h, na Rua dos Andradas, 1.332, salas 601/602, em Porto Alegre.

Na ocasião, haverá médicos de plantão para esclarecer as dúvidas da população sobre os principais sintomas, importância do diagnóstico precoce e tratamentos das doenças reumáticas. O público também receberá folhetos informativos.

Saiba mais sobre os problemas reumáticos
Estudos indicam que o diagnóstico correto e o início do tratamento podem demorar de três a quatro anos após o surgimento dos primeiros sintomas, facilmente confundidos com outras doenças.

Segundo os médicos, os principais sinais são dor e inchaço persistentes nas juntas (sem histórico de trauma). O diagnóstico é feito a partir do histórico clínico do paciente, exames de raios-X e de sangue.

Alguns mitos
Afeta somente os idosos
Boa parte das doenças reumáticas atingem pessoas de todas as idades, incluindo jovens e crianças.

É uma doença sazonal
Embora o frio, em alguns casos, possa aumentar os sintomas, as doenças reumáticas não pioram ou surgem nos dias mais frios. Ocorrem em qualquer época do ano e nos mais diferentes climas.

Reumatismo tem tratamento
Apesar de ser uma doença crônica (assim como o diabetes e a hipertensão), o reumatismo tem tratamento. Seguindo os protocolos recomendados pelo médico, é possível melhorar bastante os sintomas, restabelecendo a qualidade de vida do paciente.

Espondiloartrites
A maioria das doenças reumáticas faz parte do grupo de doenças conhecidas como espondiloartrites, que são aquelas de caráter inflamatório e que afetam as articulações, os ligamentos e os tendões. Elas podem provocar dores na coluna (espondilite), na região lombar e na bacia (sacroiliite), nas pernas e nos braços, além de causar problemas na pele, olhos e nos intestinos.

Espondilite
A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação dos tecidos conectivos, que por sua vez é responsável por uma inflamação das grandes articulações, como os quadris e ombros, e daquelas da coluna. A doença não tem cura mas, se o tratamento for feito precocemente, ela pode ser bem tolerada.

É um problema inflamatório, onde ocorre lesão das articulações sinoviais e dos ligamentos adjacentes às vértebras, especialmente nos pontos de inserção (enteses). É mais frequentes em homens jovens.

Artrite Reumatoide
A artrite reumatoide é mais frequente em mulheres e costuma iniciar entre 30 e 50 anos de idade. A forma mais frequente do início da doença é a artrite simétrica. Uma de suas principais características é a rigidez matinal e a fadiga no final da tarde.

Nos casos mais graves, a doença evolui progressivamente, levando, com o passar do tempo, a grave incapacidade articular. Os pacientes de artrite reumatoide têm também maior predisposição para a osteoporose — um distúrbio onde os ossos perdem densidade e se tornam mais frágeis, aumentando o risco de fraturas.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário