Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conheça três cuidados para manter a saúde dos ossos

Conheça três cuidados para manter a saúde dos ossos Sabrina Silveira/Especial
Foto: Sabrina Silveira / Especial
Ao envelhecer, os exercícios de resistências são mais importantes
Medidas devem ser redobradas após os 45 anos de idade
 
A saúde óssea precisa de proteção, especialmente entre as mulheres. A fratura de ossos devido à osteoporose causa dor, perda de movimentos e qualidade de vida. Para mulheres acima de 45 anos de idade, a osteoporose representa mais dias de internação que muitas outras doenças, incluindo diabete, infartos e câncer de mama. Mas é possível antecipar-se a esse risco para prevenir e controlar a osteoporose.
 
Com uma expectativa de vida cada vez maior e uma população que está envelhecendo, a incidência da osteoporose aumentou nos últimos anos. Sem ações preventivas, as gerações futuras podem viver mais, mas sua qualidade de vida pode ficar comprometida.
 
De acordo com o reumatologista Cristiano Zerbini, a perda óssea acelera durante a menopausa. As mulheres maiores de 50 anos são especialmente suscetíveis aos efeitos da doença.
 
— Em qualquer idade, as estratégias de prevenção devem incluir uma combinação de exercícios específicos, uma dieta para manter a saúde óssea e ações para evitar fatores negativos em seu estilo de vida, identificando fatores de risco individuais com antecedência. As mulheres devem agir hoje para manter seus ossos e músculos fortes durante o resto das suas vidas — alerta o especialista.
 
A Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) recomenda três estratégias essenciais para manter ossos e músculos fortes na vida adulta:
 
1) Faça de 30 a 40 minutos de exercício três ou quatro vezes por semana, intercalando exercícios de resistência e peso
Ao envelhecer, os exercícios de resistências são mais importantes. Siga uma dieta saudável para os ossos, que inclui a ingestão de um volume suficiente de cálcio e proteínas, além de frutas e verduras para equilibrar a maior necessidade de proteína. Mantenha níveis suficientes de vitamina D - através de exposição solar, dieta e, se necessário, suplementos.
 
2) Evite hábitos negativos, como fumar e o consumo excessivo de álcool, e mantenha um peso saudável
As mulheres com peso baixo correm um risco maior que as mulheres com a massa corporal normal
 
3) Conheça seus fatores de risco pessoais que podem aumentar o risco de osteoporose
Os fatores de risco mais comuns incluem a menopausa antes dos 45 anos de idade, o uso de glucocorticóides, antecedentes de artrite reumatoide, distúrbio de má absorção (como a doença de Crohn ou celíaco), fraturas em função de fragilidades anteriores e um histórico familiar de osteoporose e fraturas.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário