Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Into lança projeto que conscientiza a criança sobre prevenção de doenças

Imagem ilustrativa da internet
Rio de Janeiro - Cerca de 100 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, se reuniram na tarde de ontem (1) no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) em São Cristovão, zona norte do Rio, para o lançamento do projeto Fortalecer. A iniciativa tem o objetivo de ensinar às crianças sobre a importância da prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância.
 
O humorista Renato Aragão, padrinho do projeto, que há 22 anos atua como embaixador da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), participou da cerimônia de lançamento do projeto. Ele também é representante do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
De acordo com a pediatra Germana Bahr, idealizadora do Fortalecer, 94 crianças estão na fila por uma cirurgia ortopédica no Into. O tempo médio de espera é três anos, o que agrava o quadro de saúde do paciente. No ápice da doença, a criança necessita ficar aproximadamente 21 dias internada para a recuperação, e foi nesse tempo ocioso que a equipe encontrou um espaço que poderia ser usado para o ensino de uma melhor qualidade de vida.
 
"Foi na pediatria que surgiu a ideia do projeto. Tentamos utilizar esse tempo vago da criança em algo construtivo para sua saúde. Pensamos em mascotes para dar cara ao projeto, que chamamos de Turma do Valente, e a partir deles elaboramos várias cartilhas, vídeos, peças de teatro com fantoches e até um site interativo para ensinar as crianças como ter uma vida saudável em dez etapas", explicou.
 
Nesse primeiro momento, o Programa Fortalecer atuará apenas no Into, mas a pediatra garantiu que pretende expandi-lo a outros locais. "O site está disponível a todos, e não somente aos pacientes do Into. Temos a intenção de distribuir, futuramente, essas cartilhas em escolas públicas municipais, fazer corridas em prol da saúde infantil, treinar pediatras para lidarem com a verificação óssea das crianças, mas antes estamos buscando parceiros que apoiem o programa", disse.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário