Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Saiba o que fazer quando uma criança sofre traumatismo dentário

Lesões exigem cuidados para evitar problemas posteriores
Mesmo nos casos mais simples, ajuda do dentista é fundamental
 
Traumatismos dentários são muito comuns em crianças. Muitas brincadeiras da infância podem acabar causando quedas e batidas no rosto e podem atingir a boca e os dentes. De acordo com o dentista e especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Henrique Taniguchi, o importante é não se desesperar quando a lesão acontecer, e buscar a ajuda de um dentista assim que possível para que o caso seja tratado nas primeiras horas.
 
O especialista explica que são considerados traumatismos desde fraturas simples até a perda definitiva dos dentes. Em todos os casos, é necessária uma atenção especial para que não haja problemas posteriores.
 
— A maior parte das lesões são apenas superficiais e atingem tecidos de sustentação. No entanto, o atendimento clínico com um dentista deve ser imediato e prioritário. Existem diversos tipos de traumas e cada um deles exige uma conduta — afirma Taniguchi.
 
Independente da dimensão da fratura, alguns passos são básicos. Veja as orientações do dentista:
— Estanque todo o sangue com gazes, toalha ou gelo
 
— Caso o dente quebre, guarde-o em um recipiente com soro ou leite, pois é possível reconstituir o pedaço perdido
 
— Se o dente se desprender da gengiva, tente reposicioná-lo no lugar, mas sem tocar na raiz
 
— Se não for possível, apenas guarde o dente (também em um recipiente com soro ou leite) e busque o mais rápido possível um dentista para que o dente possa ser reimplantado. Isso aumentará as chances de sucesso
 
Após esses cuidados imediatos, é importante manter o acompanhamento clínico do dente que sofreu a lesão. Para dentes de leite, o período é entre seis meses e um ano e, para dentes permanentes, por no mínimo cinco anos. Segundo o dentista, o acompanhamento ajuda a prevenir complicações futuras.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário