Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Uso inadequado de colírio pode prejudicar saúde do olho

Uso inadequado de colírio pode prejudicar saúde do olho Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
O incômodo causado pelas atividades que exigem concentração e
diminuem a frequência do piscar é chamado de síndrome do olho seco
Produto pode trazer alívio imediato, mas também pode gerar problemas com o passar do tempo
 
Passar várias horas na frente da tela do computador, do celular e da televisão é rotina para muitas pessoas. É comum a sensação de desconforto e irritação nos olhos ao longo do dia, o que pode levar à lembrança daquele colírio receitado há algum tempo que estava no fundo da gaveta. O produto pode até trazer alívio imediato, mas o ato inofensivo também pode gerar grandes problemas com o passar do tempo.
 
Os colírios, em geral, precisam de indicação médica. O uso indevido de fórmulas que contêm conservantes e anestésicos, a má conservação do produto e o prazo de validade expirado podem causar doenças.
 
O incômodo causado pelas atividades que exigem concentração e diminuem a frequência do piscar é chamado de síndrome do olho seco. Ela tem causas variadas como uso de lentes de contato, baixa umidade do ar, ambientes com ar-condicionado e pode ainda ser consequência de doenças sistêmicas. O tratamento é feito com o uso de colírios lubrificantes, também conhecidos como lágrimas artificiais. Esse tipo de terapia é a mais segura, mas ainda assim é preciso orientação porque alguns deles contêm conservantes.
 
De acordo com oftalmologista e presidente científico da Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) José Álvaro Pereira Gomes, a lágrima exerce uma série de funções muito importantes no organismo.
 
— A lágrima ou filme lacrimal é produzida por glândulas específicas, sendo um líquido composto por água, eletrólitos, lípides e proteínas bactericidas, como imunoglobulinas e lisozima. Entre muitas funções, ela tem o papel de lubrificar a superfície dos olhos e protegê-los da entrada de substâncias estranhas e infecções — explica Gomes.
 
As funções da lágrima
— O filme lacrimal mantém a superfície da córnea lisa e regular, sendo fundamental para que a luz entre de forma homogênea
 
— A lágrima também participa da nutrição e oxigenação das células da superfície do olho
 
— Dentro da lágrima existem vários antibióticos naturais, substâncias que protegem o olho de infecções. Pacientes com olho seco têm risco maior de desenvolver conjuntivite e úlceras de córnea
 
— A superfície da córnea é muito enervada (a mais enervada do corpo), desencadeando o reflexo do piscar, que é muito importante para espalhar a lágrima. A lágrima protege as terminações nervosas, evitando que o olho fique sensível
 
De acordo com Gomes é pelo fato do filme lacrimal acumular tantas funções fundamentais à saúde ocular que a manutenção de uma lubrificação adequada é tão importante.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário