Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Santa Casa de SP abre nova unidade de cuidados paliativos para crianças

A Santa Casa de São Paulo amplia a partir de hoje a atenção a crianças com doenças incuráveis ou que precisem de tratamento para dor. Passará de dez para 50 atendimentos por semana.
 
Com uma nova unidade voltada a esses pacientes, que ocupa um andar, haverá uma equipe de 26 profissionais de várias especialidades. O paciente poderá passar por todas as consultas no mesmo dia, evitando deslocamentos.
 
"São pacientes do SUS, com enormes dificuldades financeiras. A concentração de profissionais em um só lugar permitirá que a criança venha menos ao hospital", diz a médica Ana Paula Santos, diretora do hospice e especialista em cuidados paliativos.
 
A unidade terá foco no controle da dor de doenças oncológicas, neurológicas e degenerativas, entre outras.
 
"São crianças que sentem muita dor. Precisamos oferecer a elas mais qualidade de vida, controlando os sintomas e devolvendo o prazer de viver o tempo que resta."

A família também receberá suporte. "Quando nós acolhemos um paciente, acolhemos também sua família."
 
A sala de terapia ocupacional, por exemplo, será usada pelas mães que, enquanto acompanham seus filhos, podem aprender algum ofício para aumentar sua renda.

Pais e irmãos da criança receberão ainda suporte psicológico durante a doença e, depois, na elaboração do luto.
"As portas estarão sempre abertas para eles", diz.
 
Nova unidade 
A Santa Casa também está construindo um centro infantil de tratamento da dor e de cuidados paliativos. O edifício terá sete leitos de internação e previsão para atender até 3.000 crianças por ano.
 
Parte dos recursos vem da "Campanha Cupom é Vida". Para ajudar, basta doar o cupom fiscal de qualquer compra realizada sem registrar o CPF. A instituição recebe o crédito da Secretaria Estadual da Fazenda como doação. Mais informações no site www.santacausa.org.br.

Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário