A gestação é um momento divino na vida de uma mulher, mas a espera pela chegada do bebê pode ser, por vezes, angustiante por diversos motivos, sendo o principal deles o fato da mãe não saber qual será o momento exato do nascimento do filho, podendo ser a qualquer hora e em qualquer lugar.
É preciso saber respeitar o tempo certo do bebê, mesmo que na contagem da mãe e do médico o ciclo da gravidez já tenha completado as 40 semanas, será necessária uma avaliação cuidadosa, pois são nas ultimas semanas que o sistema respiratório do bebê é formado, pelo que a maioria dos bebês que são extraídos antes do tempo acabam possuindo problemas respiratórios sob a necessidade de receber tratamento específico logo no pós-parto.
Segundo benefício do parto normal – A criança respira melhor
Ao ser expelido pela vagina, o tórax do bebê é comprimido, bem como todo o seu ainda frágil corpo, o que faz com que o liquido amniótico seja expelido pela boca liberando suas vias aéreas e permitindo-o respirar sem a ajuda de aparelhos.
Terceiro benefício do parto normal – Massagem relaxante
No momento em que o bebê passa pelo canal vaginal da mãe, seu corpo é levemente massageado, o que faz com que o bebê fique relaxado e se acostume com o toque, em tese isso evita que ele estranhe ao ser manuseado após o parto.
Quarto benefício do parto normal – Contato imediato com a mãe
Após o nascimento por parto normal o bebê pode ser colocado em cima da mãe, esse primeiro contato além de importante para a mãe, será fundamental para o bebê que poderá se aquecer ao sentir o toque da pele da mãe.
Quinto benefício do parto normal – Acelera a descida do leite
No momento do parto, o organismo da mulher libera dois tipos de hormônios, sendo eles a ocitocina e a prolactina, esses hormônios ativam a apojadura liberando então o leite para alimentação do bebê. No caso da cesárea, o organismo geralmente não está preparado para o parto e, por isso, é comum que o leite da mãe desça somente após cerca de 5 dias decorridos do parto.
Sexto benefício do parto normal – Recuperação em até 48 horas
A recuperação de um parto normal é de em média 48 horas, nesse período a mãe recebe alta sem dores e já pode inclusive cuidar de seu bebê sem ajuda, já no caso da cesárea a mãe recebe alta com 60 a 72 horas após o parto, e ainda assim deve manter-se em repouso por um período de 30 a 40 dias para que haja a cicatrização do corte, podendo inclusive sentir dores nesse período.
Clickgratis
Nenhum comentário:
Postar um comentário