Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de novembro de 2013

8 dicas para melhorar a memória

A memória é como uma caixinha no cérebro que armazena informações úteis e lembranças importantes.
 
Tudo o que é pouco utilizado ou sem relevância é descartado para dar lugar a novas experiências. O processo de envelhecimento e a correria do dia a dia podem comprometer o funcionamento correto da memória, mas com adoção de pequenos hábitos saudáveis é possível reverter o quadro.
 
Segundo o psicólogo Michael Zanchet, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, as pessoas só dão conta da memória quando ela falha. Os esquecimentos podem acontecer por diversos fatores, como cansaço, privação de sono, ansiedade ou excesso de apoios e estímulos externos – como depender de uma calculadora para realizar qualquer operação matemática.

O estresse também afeta diretamente a memória. A elevação do cortisol, hormônio do estresse, aumenta a vigilância, mas diminui o foco e capacidade de concentração. “Além disso, a memória, assim como o tônus muscular, apresenta um decréscimo natural com o envelhecimento. Porém, pode ser estimulada a manter-se por mais tempo com uma boa qualidade de funcionamento”, explica a neuropsicóloga Jacqueline Trindade.
 
Alguns exercícios simples estimulam o cérebro e melhoram o desempenho das tarefas cognitivas.
 
Coloque em prática oito hábitos saudáveis que fazem a diferença na saúde da memória.
 
Como melhorar a memória
Crie estratégias de memória de armazenamento. Sempre que quiser se lembrar de um compromisso ou uma informação importante, associe imagens em torno desse conteúdo.
 
Priorize a qualidade de vida. Pratique exercícios físicos regularmente, desenvolva técnicas de relaxamento e tenha um sono de qualidade. Mantenha uma dieta balanceada, rica em alimentos que protegem o cérebro.

Mude as rotinas automáticas. Que tal testar um novo caminho para ir para o trabalho? Pegar um cinema em vez de ir direto para casa? Testar um restaurante novo? Cozinhar um prato diferente para o jantar? Pequenas mudanças fazem bem para o corpo e para a mente.

Evite o uso medicamentos sem recomendação médica e a ingestão de bebidas alcoólicas. Também fique longe do cigarro.Gerencie suas emoções. Trabalhe a confiança e a motivação.
 
A leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Experimente fazer resumos do que você lê e tenha sempre um livrinho de palavras cruzadas à mão.

A mente precisa tanto de estímulo quanto de relaxamento e introspeção. A meditação tem efeitos benéficos na melhora da concentração e memorização, além de garantir a sensação de bem estar.
 
Reserve e proteja sua agenda para fazer atividades em família, de autocuidado e de lazer.
 
Distribua o tempo de maneira equilibrada entre trabalho e vida pessoal.
 
Hoje Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário