Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de novembro de 2013

Dor no pé: 10 medidas para usar salto sem sofrer

Pisar de maneira inadequada favorece dores e disfunções. Para as inexperientes, o ideal é treinar em casa
 
Apesar de ser lindo, elegante e nos deixar com uma postura visualmente mais bonita, o salto alto pode causar muito sofrimento e problemas funcionais.

Há mulheres que já estão tão calejadas pelo uso diário que se acostumaram com o incômodo e aguentam o saltão a noite toda. Outras, menos experientes no assunto, começam a sofrer logo nas primeiras horas. Afinal, existem meios de aliviar a dor do salto?
 
Problemas de saúde
Na verdade, antes de mais nada, é importante esclarecer que o incômodo causado pelos saltos altos vai muito além do inchaço, calos e dores nos pés, tornozelos, pernas, lombar e costas. O uso constante do acessório pode causar desde o encurtamento dos tendões e músculos da panturrilha até a alteração das curvas da coluna vertebral.

O estrago é tanto que algumas pessoas chegam a relatar que, após anos de uso, os calçados baixos passaram a causar dores, tamanho o encurtamento muscular.

Como amenizar a dor nos pés
As condições descritas acima são causadas, basicamente, pela falta de apoio e estabilidade causada pelos sapato alto. Por conta disso, os saltos plataforma (Anabela) e os grossos e quadrados são os menos prejudiciais e, consequentemente, mais confortáveis, já que permitem a distribuição de peso mais uniforme, bem como maior sensação de firmeza.

O mesmo vale para os modelos peep toe, que oferecem salto também na parte da frente, aliviando a carga dos tornozelos. Por outro lado, quanto mais fino e alto for o salto, mais desequilíbrio você terá ao andar.

Confira abaixo 10 medidas para fazer antes, durante e depois do uso do salto para minimizar as dores e problemas:

1. O jeito como você caminha faz diferença. O correto é apoiar no chão primeiro o calcanhar, depois a borda e, por último, os dedos, e não o contrário. Se você não souber andar de salto, pratique um pouco em casa para evitar lesões.

2. Antes de sair e depois de chegar, faça exercícios e alongamentos. Sentada e com uma das pernas esticadas, alongue o pé, empurrando a ponta para baixo. Despois, flexione-o, empurrando o calcanhar para fora e a ponta para cima. Em seguida, rotacione o pé no sentido horário e anti-horário. Por fim, apoie a perna sobre a outra e, com as mãos, dobre e estique as pontas do pé.

3. Repita o procedimento na outra perna e, ao final, apoie as pernas em uma superfície mais alta para que fiquem elevadas e facilitem o retorno venoso.

4. Quando a dor estiver muito aguda durante o uso, procure jogar um pouco de água gelada para aliviar a dor e o inchaço. Se for possível, mantenha as pernas elevadas por alguns minutos.

5. Adesivos de silicone também ajudam a reduzir a dor, pois absorvem o impacto do peso na planta do pé.

6. No dia seguinte de uma noitada, faça uma compressa com gelo ou escalda pés para desinchar os pés.

7. Ao experimentar um novo calçado, observe a pisada. Se o sapato não se adequar perfeitamente ao seu pé e você sentir que está pisando mais com a parte de dentro ou de fora, use palmilhas e adaptadores para ajustá-lo.

8. Como nossos pés tendem a inchar durante o dia, o ideal é experimentar e comprar sapatos no final da tarde, para garantir que eles ficarão confortáveis em qualquer momento.

9. Procure revezar seus sapatos durante a semana, alternando entre os saltos mais altos, mais baixos e os modelos sem salto.

10. Se a dor e o formigamento persistirem, é indicado procurar um médico.
 
Hoje Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário