Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de novembro de 2013

Terapia chinesa será aplicada em UBS

Imagem ilustrativa retirada da internet
Londrina - Visando diminuir o uso de medicamentos para dores articulares nos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e instituições de saúde, a secretaria de Saúde de Londrina iniciou capacitação de 20 profissionais para aplicar a auriculoterapia.
 
A técnica, que faz parte da milenar medicina chinesa, é um tipo de acupuntura, em que os pontos presentes na orelha são estimulados através de pequenas esferas de aço ou sementes, conforme explica o médico acupunturista Eduardo Shiratori, responsável pelo curso.
 
"Fazemos estímulos através de reflexos. Cada ponto na orelha corresponde a um órgão. Os franceses tiveram a ideia de colocar um feto invertido na orelha, encaixou perfeitamente e os pontos são associados. A cabeça fica para baixo, no lóbulo da orelha e depois vai contornando", conta.
 
De acordo com o médico, são mais de 200 pontos na orelha, sendo que alguns estão localizados somente na orelha direita e outros apenas na esquerda. Através deles podem ser estimulados todos os órgãos do corpo e tratadas diversas doenças.
 
Por enquanto o curso será voltado apenas para tratar dores articulares. "Essa capacitação é para que o paciente vá, relate os sintomas e, caso ele queira, seja aplicada a técnica até a data da consulta. O que queremos é que uma pessoa, ao invés de tomar medicamento, faça a aplicação da técnica. O medicamento muitas vezes trata, como o antibiótico, mas o analgésico e o anti-inflamatório escondem sintomas", destaca.
 
Ainda segundo o especialista, outro objetivo é que os pacientes raciocinem sobre o que levou aos sintomas. "Um dos fatores envolvidos é melhorar o conhecimento que a pessoa tem de si mesma, para que ela evite essa conduta, esse comportamento incapacitante para ela."
 
Shiratori explica que em algumas UBS a acupuntura já é oferecida, mas não de forma normatizada. "A acupuntura de maneira formal é oferecida no Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema) desde 2000 e a Policlínica desde 2006, aproximadamente. A intenção é começar com uma técnica mais simples, como a auriculoterapia.
 
Nesta primeira etapa, composta por três encontros, iremos trabalhar apenas 20 pontos. Depois faremos outros módulos para aprofundar."
 
Os profissionais devem começar a aplicar a técnica no próximo mês. A expectativa é que posteriormente o projeto-piloto seja ampliado para todas as unidades. Por enquanto, as unidades que oferecerão a auriculoterapia são as dos distritos de São Luiz e Irerê (zona sul), Vila Brasil, Vila Nova, Maternidade Municipal (centro), Eldorado, Jardim Santiago (zona oeste) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

FolhaWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário