Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dentistas recomendam uso de pasta de dente com flúor desde a infância

Dentistas recomendam uso de pasta de dente com flúor desde a infância Stock.xchng/Divulgação
Quantidade de pasta de dentes deve ser equivalente a um grão de arroz
Segundo estudo, muitas crianças brasileiras são acometidas por cárie na primeira infância, o que pode ser evitado com o uso de creme dental fluoretado
 
Crianças de todas as idades devem usar pastas de dente com flúor para prevenir cáries. Pode parecer óbvio, mas a utilização de creme dental fluoretado nem sempre foi recomendada por dentistas e médicos pediatras. A associação do flúor com a fluorose, uma condição responsável por manchinhas brancas nos dentes permanentes, fazia com que a prática fosse questionada no passado.

Mas uma recomendação da Associação Brasileira de Odontologia, do Ministério da Saúde e de órgãos da classe, como a Associação Brasileira de Odontopediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria, baseada em pesquisas internacionais, fez com que o uso de creme dental convencional com flúor a partir da erupção dos primeiros dentes, na quantidade equivalente a um grão de arroz, se tornasse uma regra no país.

Por falta de atualização, explica o dentista e professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Carlos Alberto Feldens, ainda hoje há muitos dentistas e pediatras orientando de forma errada seus pacientes. Além de serem mais caras (custo aproximado de R$ 12, enquanto a comum custa ao redor de R$ 3), as pastas sem flúor deixam os dentes desprotegidos:

— Isso seria especialmente um desastre considerando que crianças de menor nível socioeconômico seriam as mais prejudicadas.

Estudo publicado para orientar pediatras
Professora da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisadora Branca Heloisa de Oliveira publicou no ano passado um estudo para proporcionar informação a médicos pediatras sobre o uso de pastas de dente fluoretadas.

Baseado em evidências científicas, o estudo concluiu que muitas crianças brasileiras são acometidas por cárie na primeira infância e que o uso regular de flúor pela pasta de dente tem papel fundamental no controle dessa doença.

A publicação do Guia de Recomendações para Uso de Fluoretos no Brasil, em 2009, pelo Ministério da Saúde, trouxe a nova orientação. Entretanto, a Caderneta de Saúde da Criança distribuída atualmente nas unidades da rede básica de saúde ainda contém a recomendação antiga de que, antes dos quatro anos, não se deve usar pasta de dente com flúor.

— Acredito que isso possa estar confundindo as pessoas e, especialmente, os pediatras. Em um contato com o Ministério da Saúde, fui informada de que na próxima edição da caderneta da criança essa recomendação vai ser atualizada — explica Branca.

A orientação da comunidade científica mundial, incluindo a Organização Mundial da Saúde, é de que a introdução de creme dental fluoretado contendo pelo menos 1.000 ppm (concentração de flúor em partes por milhão) representa um dos fatores mais importantes para combater esse problema de saúde pública.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário