Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mochila pesada pode piorar desvios na coluna em crianças e adolescentes

Excesso de peso nas mochilas favorece o desenvolvimento dos
 desvios de coluna como a escoliose e a cifose
Senado aprovou projeto de lei que aluno só poderá carregar 15% do seu próprio peso
 
Nesta quarta-feira (20), o Senado aprovou um projeto de lei que limita o peso da mochila dos estudantes. Se for aprovado, o aluno só poderá carregar o equivalente a 15% do seu próprio peso. De acordo com ortopedista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Rogério Vidal o excesso de peso nas mochilas favorece o desenvolvimento dos desvios de coluna como a escoliose e a cifose.
 
A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita formando uma curva em forma de “S”. Pode surgir em qualquer fase da vida e  ter várias causas. Entre elas, as causas congênitas, degenerativas e as ideopáticas, quando não se identifica o motivo do desvio. Nesses casos a escoliose pode aparecer já na infância ou adolescência.
 
— Essas mochilas causam uma sobrecarga na coluna vertebral e a má postura destas crianças provoca dor. Caso esta má postura se mantenha por um determinado período há uma reação antálgica para compensar e diminuir a dor.
 
Segundo o médico, os pais precisam estar atentos e respeitar esta proporção de peso.
 
— Eles devem orientar os filhos a carregar a mochila com a coluna mais ereta possível minimizando os males que podem ser desencadeados pelo excesso de peso e a má postura.
 
Tratamento
A escolha do tratamento mais adequado leva em consideração fatores como o tipo de escoliose, a faixa etária do paciente, a graduação do desvio e os sintomas apresentados. O tratamento cirúrgico é destinado aos casos de desvios severos ou onde exista alterações neurológicas caracterizadas pela irradiação da dor para os membros inferiores, alteração de força e sensibilidade ou alteração no controle de esfíncteres (fezes e urina).
 
— As formas de tratamento são variadas e dependem do grau de desvio da coluna. Podem ir desde a observação do paciente até a cirurgia, nos casos mais graves.
 
Uma grande preocupação  com a escoliose é no período da adolescência. Uma em cada nove meninas sofre com o problema. Após o Raio X da coluna vertebral , a curva é mensurada e a partir daí  o tratamento é planejado. Quando as curvas apresentam medidas entre 20 a 40º o tratamento é feito com uso de colete na coluna vertebral. Acima disto está indicado o tratamento cirúrgico. O objetivo é impedir a progressão da curva, seja através do uso do colete , ou com a cirurgia.
 
— Muitas vezes a observação do problema é feita pelo professor nas aulas de educação física. Mas os pais devem ficar atentos e identificando o desvio devem encaminhar os filhos para o ortopedista.
 
Dicas
Uma dica é a de sempre carregar a mochila com as duas alças vestidas e não apenas de um lado, de acordo com o médico.
 
— As alças superiores devem vestir uma em cada ombro evitando carregar de um lado só para não causar má postura e o limite inferior deve ficar na altura do quadril.
 
Para o especialista as mochilas de rodinhas são melhores para evitar a sobrecarga de peso na coluna das crianças e isso já para aquelas que estão no período de alfabetização.
 
— O ideal seria que as escolas disponibilizassem armários evitando o transporte desnecessário de material que não fosse utilizado aquele dia em casa que muitas vezes corresponde a mais da metade do peso da mochila”.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário