Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Meias de compressão podem evitar varizes e reduzir inchaço nas pernas

No entanto, a indicação do uso dessas meias deve ser feita por um médico. Para melhorar circulação nas pernas, é importante também fazer exercício
 
Quando você tira os sapatos no fim do dia, suas pernas ficam com as marcas das meias? Essa situação é bastante comum e pode significar um inchaço, que é o resultado da falta de retorno venoso, ou seja, a dificuldade de o sangue subir e chegar ao coração.
 
Como explicou o cirurgião vascular Pedro Puech, as pernas podem inchar por vários motivos, como problemas cardíacos ou renais, obesidade e principalmente por causa da dificuldade de bombeamento de sangue na panturrilha.
 
Segundo o ginecologista José Bento, alterações hormonais também podem aumentar o risco de varizes e inchaço nas pernas e, por isso, esses problemas são mais comuns nas mulheres. No entanto, para quem tem tendência, existem alguns fatores que podem diminuir o inchaço e até prevenir varizes, como as meias de compressão.
 
O ideal, porém, é comprar a meia apenas com a indicação médica e em lojas especializadas, que medem a circunferência do tornozelo, da panturrilha e das coxas. De maneira geral, a meia de compressão suave é usada para prevenir problemas como varizes e vasinhos; a média é indicada para quem já tem varizes ou trombose; já a meia de alta compressão ajuda a tratar inchaços muito fortes ou problemas linfáticos mais graves.
 
Além do uso da meia, atividade física, dieta com pouco sal e drenagem linfática também podem diminuir o inchaço nas pernas. O cirurgião acrescenta ainda que colocar as pernas para cima e movimentar a panturrilha caso o paciente fique muito tempo sentado ou em pé também são bons hábitos.

arte bem estar roupas de compressão (Foto: arte / G1)

Outros fatores que podem contribuir para o inchaço são a menstruação, que aumenta o estrogênio e diminui a eliminação de líquido pelos rins, e também a gravidez.
 
Segundo o ginecologista José Bento, além do inchaço, a grávida tem tendência também a ter varizes durante a gestação por causa da dificuldade do retorno do sangue para o coração.
 
Por isso, a dica do ginecologista para as grávidas é também usar a meia elástica, que ajuda a diminuir esse inchaço. Elas podem incomodar e esquentar, mas segundo o médico, são importantes para a saúde. Na reportagem da série 'Enquanto espero', o médico alertou também para o uso dos sapatos durante a gestação, que devem ser de salto baixo e confortáveis.

Vasinhos e Varizes (Foto: Arte/G1)
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário