Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de novembro de 2013

Relógio biológico controla o sistema imunológico

O relógio circadiano do corpo não somente regula o metabolismo e o ciclo circadiano, mas, de acordo com pesquisadores norte-americanos, também tem um papel importante no sistema imunológico. Um estudo com camundongos, publicado na revista científica "Science", revelou que o ritmo de sono e vigília interrompido perturba a produção de células imunológicas importantes.
 
Em seu trabalho de pesquisa, cientistas do UT Southwestern Medical Centers (Dallas) descobriram uma via desconhecida até então: a interrupção do relógio circadiano influenciou a regulação das células T helper produtoras de interleucina 17 (TH17). Quando seu número não estava sob controle, reações imunológicas excessivas podiam ocorrer que, por sua vez, desencadearam doenças imunológicas, explicou a autora sênior, Lora Hooper, do Instituto Médico Howard Hughes.
 
Os pesquisadores descobriram que o desenvolvimento de células TH17 é regulado pelo gene Nfil3. Isso acontece, porque o gene Nfil3 regula o fornecimento celular da proteína de células T Rorγt. A Rorγt direciona as células T para o desenvolvimento de células TH17; no entanto, sua quantidade varia ao longo do dia. Nos camundongos noturnos, a ocorrência é mais alta ao meio dia, quando os animais estão dormindo.
 
"Quando interrompíamos o ciclo normal de noite e dia dos camundongos, essencialmente colocando-os em efeito de jet lag, descobrimos que houve um desenvolvimento de células TH17 demais, que se acumularam nos intestinos", disse Hooper. Assim, os camundongos tiveram uma tendência maior a desenvolver doenças intestinais inflamatórias.
 
Contudo, para alterar as quantidades de TH17, o ritmo circadiano precisa ser interrompido por mais de um dia, disse Hooper. Na vida moderna, esse é frequentemente o caso nos trabalhos com turnos durante o dia e à noite. Ainda não está claro, contudo, se os resultados são transferíveis.
 
Univadis

Nenhum comentário:

Postar um comentário