Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bom colesterol 'pode se tornar ruim e entupir artérias', diz pesquisa

 colesterol bom é encontrado em alimentos como abacate, azeite de oliva e óleos vegetais (Foto: SPL/BBC)
Foto: SPL/BBC
O colesterol bom é encontrado em alimentos como abacate,
azeite e óleos vegetais
Médicos americanos descobriram que a lipoproteína de alta densidade, ou 'bom' colesterol, pode se tornar anormal e agir como o colesterol 'ruim'
 
Um estudo liderado por médicos americanos mostrou que o chamado colesterol bom também tem um lado perigoso, podendo aumentar o risco de ataques cardíacos.
 
A lipoproteína de alta densidade (HDL na sigla em inglês), ou colesterol bom, normalmente ajuda a manter as artérias limpas e faz bem para a saúde do coração.
 
Mas um time de médicos do centro médico acadêmico Cleveland Clinic, no estado de Ohio, mostrou que o HDL pode se tornar anormal e entupir as artérias.
 
Eles dizem que as pessoas devem continuar a comer de forma saudável, mas que a história do "bom" colesterol é mais complexa do que se pensava.
 
A lipoproteína de baixa densidade (LDL na sigla em inglês) é "ruim" porque é depositada nas paredes das artérias e causa a formação de placas duras que podem provocar entupimentos, resultando em acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos. No caso do HDL, ele é um colesterol "bom" porque é enviado para o fígado.
 
A evidência hoje é de que ter uma proporção maior do bom colesterol em relação ao ruim faz bem à saúde.
 
No entanto, os pesquisadores da Cleveland Clinic dizem que testes clínicos com o objetivo de aumentar os níveis de HDL "não tiveram sucesso" e que o papel do bom colesterol é claramente mais complicado.
 
'A exata mudança química'
No estudo, divulgado na publicação científica "Nature Medicine", eles mostraram como a lipoproteína de alta densidade pode se tornar anormal. Um dos pesquisadores, Stanley Hazen, disse que o HDL estava sendo modificado nas paredes das artérias.
 
"Nas paredes das artérias, o HDL está agindo de forma bastante diferente de como age na circulação. Pode se tornar disfuncional e contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração."
 
"Esses dados não mudam a ideia de que devemos comer de forma saudável", explicou Hazen. Ele disse que as descobertas serão usadas para desenvolver novos testes para o HDL anormal, e pesquisar medicamentos que ajudem a bloquear sua formação.
 
Shannon Amoils, um pesquisador da organização de caridade britânica voltada para problemas cardíacos, a British Heart Foundation, disse que "embora tradicionalmente pensemos no HDL como colesterol 'bom', a realidade é muito mais complexa."
 
"Nós hoje sabemos que, diante de certas condições, o HDL pode se tornar disfuncional e pode ajudar a entupir artérias."
 
"Essa interessante pesquisa mostra a exata mudança química que torna o 'bom' colesterol em 'ruim'.Esse conhecimento pode permitir que cientistas monitorem a doença arterial coronária mais de perto ou até mesmo ataquem o colesterol 'ruim' com medicamentos."
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário