Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dormir mal acelera o crescimento do câncer, sugere estudo

Foto: Reprodução
Segundo pesquisadores, sono fragmentado desequilibra o sistema imunológico
 
Dormir mal, despertando frequentemente, pode acelerar o crescimento do câncer, aumentar a agressividade do tumor e diminuir a capacidade do sistema imunológico para controlar ou erradicar o câncer precoce, de acordo com um novo estudo publicado online na revista Cancer Research.
 
— O sono fragmentado muda a forma como o sistema imunológico lida com o câncer, fazendo a doença ficar mais agressiva — disse o autor do estudo David Gozal.
 
O estudo, realizado em animais, também apontou um alvo potencial para o desenvolvimento de uma droga. Os efeitos do sono ruim foram vistos em ratos que tinham deficiência de uma proteína, o que pode ser a chave para novos medicamentos.
 
Gozal e os outros pesquisadores usaram ratos que receberam tumores e foram dividos em grupos.
 
Alguns deles tiveram o sono interrompido, enquanto outros dormiram normalmente. Após quatro semanas, os animais foram avaliados e aqueles que dormiram mal tinham tumores duas vezes maiores.
 
A diferença pareceu ser impulsionada por células do sistema imunológico, que se aglomeram no local dos tumores. Elas podem reagir de diferentes maneiras, dependendo dos sinais químicos que recebem, promovendo uma resposta imune mais forte ou fraca. O desenvolvimento de novos medicamentos pode ser guiado por essas diferentes reações.
 
— A lição de casa que a pesquisa dá é que todos devem cuidar da qualidade do seu sono — afirma o pesquisador.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário