Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de abril de 2014

A importância de uma dieta saudável no combate a inflamação crônica sistêmica

Picture
A inflamação é uma resposta normal e natural para qualquer lesão ocorrida no corpo humano, no entanto, a inflamação crônica é desnecessária e pode causar estragos extremos ao corpo humano e causar varias doenças
 
Muitas vezes a inflamação crônica sistêmica passa despercebida durante anos, mas eventualmente pode levar a doenças graves, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral (AVC), câncer, diabetes, distúrbios no humor e do sono, artrite e suspeita-se até de ser um dos fatores causadores da doença de Alzheimer. O estresse, falta de exercícios, predisposição genética, e exposição a toxinas (como a poluição e a fumaça do cigarro) podem contribuir com a inflamação crônica, mas escolha correta de seus alimentos pode mudar tudo isso. Aprender como alimentos específicos influenciam o processo inflamatório é a melhor estratégia para conter e reduzir os riscos de doenças a longo prazo.
 
A dieta moderna contribui com a inflamação através de uma variedade de mecanismos os quais ainda vêm sendo pesquisados, mas já se sabe que comer com freqüência alimentos a base de frituras, alimentos processados, gorduras omega-6, gorduras saturadas, açúcar refinado, e gorduras trans tem sido relacionado ao aumento de químicos pró-inflamatórios no organismo, e também a um desequilíbrio hormonal que causam sérios danos a nível celular.

A dieta anti-inflamatória não é uma dieta que tem o objetivo de auxiliar na perda de peso (mesmo que as pessoas que a adotam perdem uma quantidade significativa de peso), ou é uma dieta para ser adotada por um período limitado de tempo. A dieta anti-inflamatória inclui uma mudança no estilo de vida, e não somente uma correção temporária dos seus hábitos alimentares. É uma maneira de preparar seus alimentos baseada em pesquisas científicas que auxilia seu corpo a manter um nível ótimo de saúde. Além de influenciar os níveis de inflamação no seu organismo, esta dieta promove níveis estáveis de energia e muitas vitaminas, minerais, ácidos grados essenciais, fibras e fitonutrientes.

 Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, omega-3 ácidos grados como peixes oleosos frescos, nozes, semente de linhaça moída, e ovos (de preferência orgânicos para evitar a ingestão de hormônios e antibióticos administrados aos animais), são os elementos chaves. A principal fonte de gordura é o azeite extra virgem. Apenas carnes magras (peru/carne de peito de frango, e frutos do mar) de preferência orgânicos para evitar o contato com os produtos químicos administrados a estes animais são permitidos. Por causa de seus altos níveis de antioxidantes, uma variedade colorida de frutas e vegetais frescos são importantes, e também uma variedade de frutas secas sem a adição de açúcar, produtos 100% integrais, feijão e legumes. Ervas e especiarias com o alho, açafrão, gengibre, canela, pimenta vermelha, pimenta, manjericão, orégano, e páprica desempenham um papel fundamental na aromatização e nutrição dos pratos. Os chás verde, branco em porções de 2 a 4 copos diários são recomendados, e o vinho tinto é permitido em moderação ( 1copo por dia).

O primeiro passo para a dieta anti-inflamatória é eliminar o açúcar branco refinado encontrado na maioria dos pães, batatas brancas, biscoitos, batatas fritas, e outros alimentos, e também eliminar os sucos artificiais açucarados. Todos os alimentos estilo fast-food devem ser evitados. Alimentos ricos em pró-inflamatórios também incluem algumas margarinas, todas as carnes gordas, todas as carnes processadas, todos os alimentos fritos, queijo regular, gordura vegetal e produtos contendo óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Na verdade, todos os produtos lácteos devem ser evitados, com exceção das variedades com baixo teor de gordura que podem ser consumidos em moderação desde que sejam orgânicos para evitar a ingestão dos hormônios e antibióticos administrados às vacas leiteiras. Como adoçante a melhor opção é o xarope de Agave, que é natural e mantém o nível de glicose sanguíneo estável sendo até indicado para aqueles que são diabéticos.

Muitos aspectos da dieta anti-inflamatória tem sido associados a uma saúde melhor. Varias pesquisas têm demonstrado que culturas que mantém uma dieta rica em frutas, legumes, nozes, sementes, peixes gordos e óleos saudáveis tem faixas bem menores de doenças crônicas. Tenha em mente que o padrão geral de comer, a manutenção de um peso saudável e ser fisicamente ativo são os três fatores mais importantes na redução da inflamação. E não esqueça de beber no mínimo 2 litros de agua diariamente.

A inflamação crônica sistêmica tem sido considerada na medicina como o "assassino silencioso". O problema é que quando a inflamação crônica começa dentro do nosso corpo, não podemos vê-la ou senti-la. A inflamação é um processo natural de reparação tecidual necessária ao nosso corpo, mas quando esta inflamação se torna crônica e sistêmica ela não permite a reparação e cura natural.

A inflamação é a causa de muitas doenças como a artrite reumatoide, diverticulose, doença de Crohn, certos tipos de câncer, algumas doenças renais, problemas crônicos de pele, e muitas formas de doenças cardiovasculares. O teste de laboratório mais popular usado para confirmar a presença da inflamação é o teste da proteína C-reativa (CRP), embora este teste não possa identificar em que parte do corpo ou porque esta inflamação está ocorrendo.

Para diminuir e até evitar o processo de inflamação crônica o primeiro passo é manter um peso corporal normal e conseguir dormir um mínimo de 6 a 7 horas por noite. A falta de uma noite bem dormida pode levar a um aumento nos níveis de cortisol também conhecido como hormônio do estresse. Exercitar-se moderadamente ao menos 3 vezes por semana, evitar produtos derivados do tabaco, e praticar técnicas de redução do estresse como meditação ou yoga são essenciais.

Através de uma dieta controlada podemos reduzir a inflamação crônica sistêmica, elevando nossa defesa corporal e fornecendo ao nosso corpo as ferramentas necessárias para combater um grande número de doenças. Consulte seu médico regularmente para seus exames de rotina, use bom julgamento nas suas escolhas alimentares, faça exercícios regularmente, e tenha sempre uma boa noite de sono, assim você estará tomando medidas básicas para muitos anos de boa saúde.
 
Saúde e Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário