Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 28 de junho de 2014

Está grávida e quer festejar a Copa? Veja os cuidados que deve tomar

Thinkstock
Segundo especialista, ficar sentada por muito tempo pode causar dores na coluna
Alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas devem ser evitados

Com a Copa do Mundo acontecendo, torcedores de todo o País invadem barzinhos, praças e restaurantes para assistir aos jogos e apoiar a seleção. Mas, nesse período de celebrações, a torcedora grávida deve tomar alguns cuidados para garantir sua própria segurança e de seu bebê.

De acordo com o obstetra Luiz Fernando Leite, em casos de aglomeração, é importante a mulher ficar mais distante possível do tumulto para afastar qualquer tipo de trauma.

― Qualquer trauma, batida ou queda deve ser observada por 24 horas para ver se não ocorre perda de líquido e/ou de sangue.

Segundo o especialista, as futuras mamãe também devem ficar atentas às comidas que estão ingerindo durante os jogos. De acordo com ele, é inevitável que alguns petiscos e lanches “menos saudáveis” sejam consumidos, mas esse tipo de comida deve ser evitado ao máximo.

―  A recomendação é que as gestantes façam três grandes refeições por dia e mais três lanches entre essas refeições; esses lanches podem ser compostos por frutas, iogurtes, biscoitos sem recheio, barrinhas de cereais e frutas secas. O excesso de alimentos gordurosos pode predispor ao ganho de peso excessivo, por isso estes alimentos devem ser evitados.
Além de prejudicar o peso da mãe e do bebê, ingerir alimentos gordurosos favorecem o aparecimento de doenças como a diabetes gestacional e a hipertensão. Por isso, de acordo com Leite, é fundamental evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas, já que têm altas quantidades de açúcar.

― Não existe quantidade segura recomendada de bebida alcoólica para as grávidas, pois qualquer quantidade pode ser prejudicial ao bebê, atravessando a barreira placentária. Os estudos não são conclusivos sobre a quantidade segura de ingestão de álcool, portanto, o consumo de bebida alcoólica é proibido durante a gestação.

Para as mamães aproveitarem os os jogos sem preocupação, Leite preparou algumas dicas que auxiliarão no bem estar delas e dos bebês:

― Prepare-se com antecedência

― Assim que chegar no estádio, procure saber onde é o banheiro, pois, com certeza, você vai precisar muito dele

― Escolha roupas leves e confortáveis

― Não fique muito tempo em pé ou muito tempo sentada para evitar o inchaço

― Leve alimentos saudáveis para não ficar com fome e evite a tentação de comer salgadinhos ou outros alimentos gordurosos

― Cuidado com as comemorações, então, nada de pulos muito exagerados na hora dos gols para não se machucar

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário