Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de junho de 2014

Futebol faz bem para a saúde de homens mais velhos

Futebol faz bem para a saúde de homens mais velhos Sanja Gjenero/freeimages
Foto: Sanja Gjenero / Free Images
Futebol é um tipo de treinamento intenso, versátil e efetivo
para homens mais velhos fora de forma
Quem opta pelo esporte pode alcançar melhora de 30% na função muscular
 
Para homens mais velhos que nunca jogaram futebol, pode não ser tarde demais para conhecer e aproveitar vários benefícios que o esporte proporciona em termos de saúde, de acordo com pesquisadores que observaram um pequeno grupo de senhores que visivelmente melhoraram a forma física.
 
Pesquisadores da Universidade de Copenhague dividiram 27 homens com idades entre 63 e 70 anos em grupos que praticaram futebol ou treino de força duas vezes por semana por uma hora. Um terceiro grupo permaneceu inativo com propósito de controle.
 
No geral, os resultados mostraram que os jogadores de futebol obtiveram melhora de 30% na função muscular e capacidade de absorção de oxigênio foi aumentada em 15%. Houve até uma melhora na mineralização óssea, disseram os pesquisadores, ressaltando a importância da saúde dos ossos em idade avançada.
 
Embora o grupo do treinamento de força tenha melhorado sua forma física, os jogadores de futebol tiveram o melhor resultado em termos de aproveitamento aeróbico e performance em exercícios exaustivos.
 
— Os resultados fornecem fortes sinais de que o futebol é um tipo de treinamento intenso, versátil e efetivo para homens mais velhos fora de forma. De fato, nunca é tarde para começar a jogar futebol. O futebol aumenta a capacidade física e saúde cardíaca, minimiza o risco de quedas e fraturas nos idosos, homens que nunca jogaram ou que não o fazem há décadas — disse o professor Peter Krustrup do Centro de Esportes Coletivos e Saúde da Universidade de Copenhague.
 
Embora os jogadores em questão não tenham chances de se tornar centroavantes na Copa do Mundo, os pesquisadores disseram que sua rotina de exercícios pode estar próxima à dos astros.
 
— Os jogadores elevaram o batimento cardíaco às alturas, correspondendo aos valores obtidos durante partidas de futebol profissional — disse a professora associada Eva Wulff Helge, do Departamento de Nutrição, Exercícios e Esportes da Universidade de Copenhague.
 
O estudo foi publicado no periódico Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.
 
Outros benefícios do futebol incluem redução da pressão arterial, função cardíaca elevada e aumento da capacidade de exercício em homens afetados pela diabetes tipo 2, conforme os pesquisadores da mesma universidade relataram ano passado.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário