Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de junho de 2014

Saiba como a obesidade afeta a circulação sanguínea

Saiba como a obesidade afeta a circulação sanguínea Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Mau funcionamento das veias e sobrepeso podem causar varizes e outros problemas
 
Cuidar da alimentação e praticar atividades físicas diariamente são atitudes importantes para quem deseja evitar a obesidade. Afinal, essa é a doença que tem crescido nos últimos anos no Brasil, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde.
 
Os dados mostram que, em 2012, pela primeira vez, o porcentual de pessoas com excesso de peso superou mais da metade da população brasileira. Mais especificamente, 51% dos brasileiros acima de 18 anos estão com sobrepeso.
 
O problema é que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas: cardíacas, diabetes do tipo 2 e colesterol alto. Mas o excesso de peso também é vilão da saúde das nossas pernas. Segundo o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, pessoas obesas têm maior disposição de desenvolver varizes por causa da quantidade de volume sanguíneo dentro das veias.
 
Ou seja, com um maior volume de sangue circulando no corpo, aumenta a pressão sanguínea dentro das veias, favorecendo a dilatação das mesmas.
 
— Como quem está acima do peso retém muito sódio no organismo, isso contribui para o acúmulo de líquidos e dificulta a circulação. Além disso, a gordura acumulada dentro dos vasos sanguíneos também acarreta em uma má circulação — descreve Elwing.
 
Como funciona a circulação?
A circulação sanguínea é ativada através da contração muscular das pernas que manda o sangue de volta para o coração. As veias levam o sangue ao coração, impulsionado pela bomba muscular das panturrilhas. Dessa forma, as válvulas venosas impedem que o sangue conduzido não retorne para as extremidades.
 
Porém, se o sangue que passa pelas pernas e não consegue voltar para o coração é em decorrência de uma falha nas válvulas venosas.
 
— Devido a essa falha, o volume sanguíneo circulante nas pernas aumenta. Com as válvulas sobrecarregadas, as veias se dilatam e causam dores — informa o médico.
 
Problemas circulatórios decorrentes do sobrepeso
O mau funcionamento das válvulas venosas e o aumento do peso podem causar o surgimento de varizes.
 
— Trata-se de veias dilatadas e deformadas que aparecem nas pernas que causam queimação, formigamento persistente, câimbras noturnas, coceiras e inchaço nos membros inferiores — esclarece o especialista.
 
Além destas, outra complicação que pode ocorrer entre obesos é a trombose em decorrência do mau bombeamento do sangue para o corpo, gerando doenças ligadas ao sistema vascular.
 
— Caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma região do corpo, normalmente nas pernas, a trombose venosa profunda, chamada de tromboflebite profunda, ocorre devido a um bloqueio no fluxo sanguíneo — diz Elwing.
 
Prevenção e tratamento
Para evitar a incidência de problemas circulatórios, a recomendação é manter o controle do peso corporal sempre em dia. Fuja dos alimentos industrializados, pois contêm grandes quantidades de sódio, gordura trans, açúcar e conservantes e cooperam para o aumento do peso. Faça atividades físicas pelo menos três vezes na semana. A caminhada ou natação, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea e atuam no controle do peso.
 
O tratamento das microvarizes ou telangiectasias pode ser feito com aplicação de raio laser ou injeções após avaliação dos vasos.
 
— Quando a variz atinge tamanho acima de 4mm de diâmetro e tanto laser quanto as aplicações por injeção não fazem mais efeito, o mais indicado é recorrer à cirurgia — orienta.
 
O procedimento cirúrgico pode ser realizado tanto pelo método convencional como pelos métodos mais modernos, como cirurgia com laser endovascular e radiofrequência. No caso da trombose, procure um médico o quanto antes para que ele indique o melhor tratamento.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário