Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Prefeitura de SP promove mutirão para atender refugiados sírios

Fábio Arantes/Secom
Refugiados puderam tirar Carteira de Trabalho e administrar vacinas
Ação ocorrida neste sábado (31) ofereceu serviços nas áreas da Saúde e do Trabalho
 
A Prefeitura de São Paulo realizou na tarde deste sábado (31) um mutirão para o atendimento de refugiados sírios que vivem na capital paulista. De acordo com informações da administração municipal, foram oferecidos serviços das áreas da Saúde e do Trabalho.

A iniciativa ocorreu na Mesquita do Pari, no centro da cidade e os imigrantes puderam realizar exames para a detecção de DSTs, tiveram orientações de saúde bucal, administração de vacinas, além de serviços para a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde e também da carteira de trabalho.  
 
De acordo com Heloisa Ielo, voluntária brasileira convertida ao islamismo há alguns anos, a maioria dos estrangeiros chegam ao Brasil sem perspectiva.

— Nosso papel é tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas, testemunhas de uma guerra civil violentíssima. 
 
Ainda segundo Heloisa, vivem hoje em São Paulo cerca de 700 sírios, dos quais 270 são cadastrados na Mesquita do Pari, que realiza um trabalho de acolhimento e orientação dessas pessoas pela cidade. Grande parte dos refugiados chegaram no país nos últimos 12 meses, em busca de condições melhores de vida. Desde 2011, a Síria enfrenta uma guerra civil.  
 
Entre os profissionais sírios que chegam na cidade, há médicos, engenheiros, designers, publicitários, pedreiros e mecânicos. Apesar da qualificação, eles têm dificuldades de arranjar um emprego formal pela inexistência de uma carteira de trabalho e pela baixa fluência na língua portuguesa. Para sobreviver, muitos acabam aceitando trabalhos temporários como auxiliares no comércio tocado pela comunidade árabe na cidade, reunida, em grande parte, no centro.   

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário