Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Itens com baixo teor de gordura podem ser mais calóricos

Getty Images
Pesquisadores constataram que muitos produtos com baixo
 teor de gordura tinham mais açúcar do que a versão tradicional
Pesquisa mostra que produtos com baixo teor de gordura podem ter a mesma quantidade ou até mais calorias do que as versões tradicionais
 
As pessoas que estão em dieta e optam pelos produtos com baixo teor de gordura, com a esperança de diminuir o consumo calórico, devem ficar atentas: muitos deles contém ainda mais calorias do que a versão tradicional, dizem pesquisadores. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Um novo estudo descobriu que enquanto a maioria dos produtos com baixo teor de gordura contêm um terço a menos de calorias do que a versão normal, 10% na verdade tem mais ou a mesma quantidade de calorias, principalmente devido ao açúcar adicionado.
 
O levantamento, feito pelo Rotherham Institute for Obesity, mostrou que um pão integral da Weight Watchers tinha mais calorias do que qualquer outra marca, enquanto que uma fatia de queijo na verdade tinha mais calorias do que mostrava o rótulo.
 
Os pesquisadores também verificaram, entre outras comparações, que o iogurte com baixa gordura da marca Asda tinha mais calorias do que o iogurte natural tradicional.
 
Frequentemente, açúcar extra é adicionado para aumentar o sabor dos alimentos com pouca gordura. “Alimentos com baixa gordura parecem em média reduzir o consumo de calorias. No entanto, exigem a leitura do rótulo”, observa Matthew Capehorn, especialista em obesidade envolvido na pesquisa.
 
Das 10 marcas mais populares no Reino Unido, quatro forneceram informação suficiente para que os pesquisadores complementassem o estudo. Eles compararam a taxa de gordura, açúcar e quantidade de calorias de produtos com baixa gordura e suas versões regulares.
 
De 62 produtos investigados, 56 com baixo teor de gordura tinham menos calorias e, em média, tinham cerca de 31% menos calorias.
 
Por outro lado, 10% dos produtos de baixa gordura analisados ainda tinham a mesma quantidade de calorias, enquanto 37 dos 62 itens (60%) tinham mais açúcar do que a versão regular.
 
A marca Weight Watchers afirmou que estão desenvolvendo uma nova versão do pão integral, depois do resultado da pesquisa. “Estamos reformulando o pão integral para garantir que seja a melhor escolha para os consumidores”, disse um porta-voz da empresa.
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário