Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comer pistache pode diminuir risco de diabete, diz estudo

Getty Images
Durante a avaliação, pessoas que consumiram pistache
mostraram diminuição do risco da doença
Especialistas afirmam que o alimento é rico em gordura boa, que traz diversos benefícios para a saúde
 
Comer pistache pode ajudar a prevenir as diabetes, sugerem pesquisadores. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Rico em gorduras boas, o alimento pode ser particularmente benéfico para aqueles que já estão à beira de desenvolver diabetes do tipo 2 – e a forma mais comum da condição é alimentada pela obesidade.
 
No estudo espanhol, 54 pessoas no limite do desenvolvimento da doença foram submetidas à dieta mediterrânea, durante oito meses.
 
Eles comeram a mesma quantidade de calorias durante metade deste período; na segunda metade acrescentaram 57 gramas de pistaches por dia.
 
O peso não mudou mas os testes sanguíneos mostraram claramente que comer o alimento fez diferença. 
 
O mais importante é que os níveis de açúcar e do hormônio insulina no sangue caiu – um sinal de que o corpo achou mais fácil processar o açúcar no alimento. 
 
Isto deveria cortar o risco destes voluntários de desenvolver a doença, conforme mostrado no Congresso on Obesity, na Bulgária.
 
A pesquisadora Mònica Bulló, da Virgili University, na Espanha, disse que é provável que a combinação dos vários nutrientes presentes no pistache –  incluindo as gorduras monoinsaturadas, fibras, antioxidantes e carotenoides – tornem mais fácil para o corpo a tarefa de lidar com o açúcar.
 
Ela acrescenta que embora o pistache seja demonstrado como um alimento rico em gordura, sua gordura é saudável quando consumida em quantidades moderadas.
 
Ela aconselha, inclusive, que as pessoas usem o alimento nos lanchinhos para o benefício da saúde como um todo. Outras vantagens associadas incluem a diminuição do colesterol ruim. 
 
Outros especialistas acrescentam que são necessários mais estudos para comprovar se o pistache pode realmente ajudar com as diabetes.
 
Richard Elliot, do Diabetes UK, afirma que não há evidências suficientes. “O que sabemos é que a melhor forma de reduzir a diabete do tipo 2 é mantendo o peso a partir de uma dieta saudável e equilibrada, e também sendo fisicamente ativo.”
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário