Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de julho de 2014

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Reprodução - Genes podem influenciar no período da primeira menstruação, diz estudo
Cientistas descobriram mais de 100 regiões do genoma associadas à puberdade 

Rio - O período em que a menina menstrua pela primeira vez é controlado por uma série de genes, de acordo com um trabalho publicado na revista "Nature", resultado de um esforço conjunto de cientistas de 166 instituições, que analisaram os códigos genéticos de mais de 180 mil mulheres.

A pesquisa descobriu que mais de 100 regiões do genoma humano estão associadas ao tempo da puberdade. Normalmente, a grande maioria das meninas começariam seus períodos em idades entre 10 a 15 anos, tendo a maior concentração na faixa dos 12 aos 13.

De acordo com o estudo, a primeira menstruação poderia variar inclusive em filhas de uma mesma família, por causa de fatores genéticos. Em alguns casos raros, os períodos também estariam associados aos “genes não-impressos”, onde os genes de ambos os pais ficam implícitos no código genético.

Mas fatores externos ao DNA da menina também influenciariam o tempo da primeira menstruação. Segundo a pesquisa, fatores como o índice de massa corporal (IMC) na infância e a prática de atividades físicas seriam também condicionantes dos períodos. 

Os pesquisadores dizem ainda que a idade em que uma mulher tem seu primeiro período pode ser associada com o risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer de mama.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário