Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pilotos e comissários de bordo têm duas vezes mais riscos de ter câncer de pele

Foto: Greg Baker / AP
Tripulantes têm mais chances de desenvolverem câncer de pele do que passageiros
Motivo seria a maior exposição a raios ultravioleta, segundo estudo

Pilotos e comissários de bordo são duas vezes mais propensos a sofrer de melanoma (câncer de pele) do que a população geral, de acordo com um novo estudo da "Journal of the American Medical Association". O motivo seria a maior exposição aos raios ultravioleta (UV) a que esses profissionais estão submetidos.

A pesquisa compilou dados de mais de 260 mil pessoas, extraídos em 19 estudos anteriores, que sugeriram tripulantes têm maior risco de melanoma. A doença, que mata cerca de 10 mil americanos a cada ano, é a variedade mais letal de câncer de pele nos Estados Unidos.

O estudo sugere que os riscos ocupacionais de uma maior exposição à radiação UV pode contribuir para o aumento da incidência de melanoma. A intensidade da radiação UV aumenta em 15% para cada 3 mil pés acima do nível do mar. Para se ter uma ideia, aviões voam geralmente a 35 mil pés acima do nível do mar.

Cientistas há tempos concentram estudos sobre os tipos de câncer ionizante causados por estreitas faixas de radiação. O novo estudo observa "implicações importantes" para os membros da tripulação de voo, mas não fornece recomendações para políticas públicas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário