Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cebrim/CFF disponibiliza segunda edição do Boletim Farmacoterapêutica

A edição de nº 2 (2014) do Boletim Farmacoterapêutica traz, entre outros destaques, a segunda parte de uma síntese das evidências disponíveis sobre a eficácia e segurança das vacinas usadas no combate à influenza

A seção “O que há de novo?”, apresenta uma análise independente sobre a nova combinação, inalante, de um broncodilatador de longa ação com um corticosteroide, vilanterol + fluticasona, para o tratamento de pacientes com DPOC. Na seção “Segurança dos Medicamentos”, estão divulgadas as novas informações regulatórias sobre o risco de reações cutâneas graves associadas ao uso de paracetamol.

A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a estimular a produção e disseminação de informações independentes sobre medicamentos. Neste sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), órgão do Conselho Federal de Farmácia (CFF), produz e publica o Boletim Farmacoterapêutica.

Cebrim/CFF publica primeira edição do Boletim Farmacoterapêutica em 2014


CEBRIM – Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) nasceram da necessidade de equacionar a grande quantidade de informação disponível sobre medicamentos e a aplicação desses conhecimentos à prática clínica. Segundo registros na literatura internacional, o primeiro CIM no mundo foi criado em 1962, no Centro Médico da Universidade de Kentucky, nos EUA.

Em 1979, foi implantado o primeiro CIM brasileiro, em Natal (RN), no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN). Em 1984, no Conselho Federal de Farmácia (CFF), surgiu a ideia de se criar um organismo com o objetivo de propor e coordenar ações para estimular o uso racional de medicamentos.

Em março de 1993, foi apresentado à plenária do CFF o projeto que deu origem ao Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF), no qual se idealizava a criação de uma rede nacional de CIM, posteriormente estabelecido sob o nome Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Sismed).

Em junho de 1994, o Cebrim/CFF passou de fato a oferecer o serviço de informação sobre medicamentos, como suporte aos profissionais da saúde no Brasil. O serviço mostrou-se útil como fonte de atualização gratuita, em contexto de elevado custo para acesso a essas informações e de pouca disponibilidade de tempo dos profissionais para conciliarem prática clínica e atualização permanente.

Em agosto de 1994, o Cebrim/CFF organizou o I Curso de Centros de Informação sobre Medicamentos com o intuito de treinar farmacêuticos para a implantação de CIM em outros locais do Brasil. O curso foi repetido nos anos de 1995, 1996 e 1997. Nas quatro edições do curso foram treinados 53 farmacêuticos provenientes de 20 estados brasileiros.Em setembro de 1996, foi publicada a primeira edição do Boletim Farmacoterapêutica, sob coordenação do Dr. Garibaldi José de Carvalho Filho.

Desde sua origem, o Farmacoterapêutica cumpre a função de informar a sociedade e, para tanto, aborda temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, entre outros.

Em 2012, o CFF aperfeiçoou o processo editorial do Boletim, criou o Conselho Editorial, introduziu o sistema de revisão externa por pares, ampliou o conteúdo, incluiu a seção “Cartas do Leitor” e deu ao informativo um enfoque prático e clínico. Considerando a opinião de muitos leitores, foram mantidas as seções de análise de novos fármacos (O que há de novo?), a divulgação dos alertas de farmacovigilância e as perguntas respondidas no Cebrim/CFF (Dia-a-dia).


CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário