Ainda não há no país legislação que obrigue fabricantes a expor nas embalagens a presença de alérgenos
A equipe da campanha “Põe no Rótulo” e a PROTESTE Associação de
Consumidores se uniram para trazer mais esclarecimentos ao consumidor
por meio de uma cartilha que pretende conscientizar a população sobre a alergia alimentar.
A publicação quer auxiliar alérgicos e parentes de crianças
alérgicas a identificar nos rótulos dos produtos os ingredientes que
possam acarretar problemas à saúde.
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Umas das coordenadoras da campanha e mãe de Rafael, de 2 anos e alérgico a
leite e soja, a advogada paulista Cecília Cury explica que a cartilha é
um guia prático de consulta para as famílias que ainda estão começando a
sua jornada no processo de compreensão e convivência com as alergias.
- Foi muito importante também o apoio da Associação Brasileira de
Alergia e Imunopatologia (Asbai) para dar uma base médica ao texto. Nós
queremos ajudar como a gente gostaria de ter sido ajudado - afirmou.
No Brasil, ainda não há legislação que obrigue os fabricantes a expor
em destaque, nos rótulos dos produtos, a presença de alérgenos, nem a
se referir ao risco de contaminação cruzada no processo de produção. Mas
a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou
recentemente uma consulta pública sobre a inclusão de informações de
substâncias que possam causar alergia nos rótulos de alimentos
industrializados. Não há prazo para a nova legislação entrar em vigor.
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Segundo Cury, foram mais de 3.500 participações na consulta pública com envio de sugestões.
- A expectativa é que a norma saia até o final do ano. Só de pessoas
que se declararam como cidadãos, ou seja, que não são profissionais da
saúde, foram cerca de 3.100 participações, demonstrando que o tema é bem
relevante para a população - afirmou.
A garantia de acesso a alimentos seguros é o principal obstáculo
encontrado por quem tem alergia alimentar. Seja em restaurantes, ao
comprar alimentos industrializados, no ambiente escolar ou na casa de
amigos, o cuidado deve ser permanente escolar ou na casa de amigos, o
cuidado deve ser permanente.
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Os consumidores interessados no assunto se obrigam a consultar os
serviços de atendimento ao cliente, bem como a compartilhar informações
com grupos de alérgicos, para checar se determinado alimento ou bebida
oferece algum risco à sua saúde ou de seus familiares e amigos.
Direito à informação
Em fevereiro de 2014, famílias brasileiras de alérgicos alimentares
se uniram na campanha Põe no Rótulo, já que não encontraram opções
seguras para consumo pela falta de informações nos rótulos. Elas, então,
se mobilizaram pela internet para informar a população sobre a
necessidade do direito à informação.
O Globo
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