Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Por que carne vermelha aumenta o risco de doença cardíaca?

Bactérias do intestino alteram nutrientes da carne, o que
aumenta o risco de aterosclerose
Problema vai além da gordura e do colesterol; estudo mapeia processo metabólico que aumenta risco de aterosclerose; descoberta leva a novas estratégias de proteção
 
O consumo de carne vermelha está ligado ao maior risco de doenças cardíacas. No ano passado, pesquisadores do Instituto Lerner de Pesquisa descobriram que, além da relação de gordura e colesterol, há ainda mais uma razão para o risco de aterosclerose e a culpa é toda do intestino. Por meio de bactérias, o intestino transforma nutrientes encontrados na carne vermelha em metabolitos – produtos do metabolismo –, o que aumenta o risco de doenças cardíacas.
 
Agora, a equipe de pesquisadores conseguiu descobrir os mecanismos por trás do consumo de carne vermelha e a elevação do risco de aterosclerose, o endurecimento das artérias. Os resultados podem levar a novas estratégias para proteger a saúde cardiovascular.

Leia também:

Projeto de reabilitação cardíaca inova tratamento de pacientes

Pesquisadores buscam pistas de doenças cardíacas no DNA de famílias

Saúde bucal pode ser adotada como marcador de risco para doença cardíaca

Comprimento dos telômeros prevê expectativa de vida de pacientes cardíacos 

Combate ao sedentarismo ajuda a prevenir insuficiência cardíaca

Deficiência de vitamina D aumenta risco de doenças cardiovasculares

 
"Identificamos os mecanismos e os envolvidos no processo. Com isto será possível identificar novas terapias para o bloqueio ou prevenção do desenvolvimento de doenças cardíacas”, disse Stanley Hazen, que liderou o estudo publicado no periódico científico Cell Metabolism.
 
Basicamente,os pesquisadores descobriram que as bactérias no intestino convertem um nutriente abundante na carne vermelha, a L-carnitina, para os metabólitos N-óxido de trimetilamina (TMAO) e gama-butyrobetaine, que promovem a aterosclerose.
 
O entendimento de todo o processo pode permitir no futuro que a produção de carne se altere. “Ainda vai levar um tempo, mas os estudos presentes podem nos ajudar a desenvolver algo que permita que se possa comer um bife com menos preocupação”, completa.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário