Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Damasco é aliado dos olhos e melhora o trânsito intestinal

Fruta também combate as câimbras, controla a pressão arterial e previne o câncer
 
Por Dra. Tamara Mazaracki
 
Damascos são frutas pequenas de cor amarelo-dourada e pele aveludada, com sabor adocicado e um leve toque de acidez. O damasco é botanicamente relacionado com amêndoa, ameixa, pêssego e nectarina. No Brasil é difícil encontrar o damasco fresco ? a importação é muito pequena e seu preço pode ser muito alto. O damasco é fonte de vários nutrientes incluindo fibras, vitaminas A, C, E, complexo B, potássio, ferro, fósforo, magnésio e antioxidantes como carotenoides e flavonoides.
 
Embora o processo de desidratação reduza o conteúdo de vitaminas solúveis em água e sensíveis ao calor, como a vitamina C, outros nutrientes tornam-se mais concentrados. O damasco seco possui uma concentração de minerais e de vitamina A muito superior à do damasco fresco. Por outro lado 100 gramas da fruta fresca têm 50 calorias enquanto 100 gramas de damasco seco têm 240.                             
 
Fonte de fibras
O damasco é boa fonte de fibra dietética. Ele contém fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, aumentam o bolo fecal, aceleram o trânsito intestinal, previnem a constipação e doenças do cólon como a diverticulose. Uma porção de 100 gramas fornece 7 gramas de fibra.                               
 
Potássio
Cem gramas de damascos secos contêm 33% da RDA (dose recomendada diária) de potássio, enquanto a versão fresca tem 7% da RDA. O potássio combate câimbras e ajuda a manter a pressão arterial saudável, e quem não ingere o mineral de forma suficiente tem maior risco de desenvolver hipertensão.                             
 
Vitamina A e carotenoides
Em 100 gramas de damasco seco estão 72% da RDA para a vitamina A. Ela funciona como um antioxidante e é essencial para o crescimento celular, para o sistema imunológico e para a saúde dos olhos, ossos, pele, cabelos, gengiva e glândulas. Os carotenoides presentes no damasco dão a bela cor do fruto: luteína, zeaxantina, alfa e betacaroteno. Eles protegem a retina (a parte do olho que capta a imagem visual) dos danos causados pela luz ultravioleta. A luteína e a zeaxantina ajudam a prevenir a degeneração macular senil, a maior causa de cegueira na idade avançada.                             
 
Licopeno contra o câncer
Damascos também são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante da família dos carotenoides, que protege contra o câncer, particularmente de próstata, mama, laringe, esôfago e pulmão.                               
 
Bioflavonoides e polifenois
O damasco é rico em outros bioativos com poder antioxidante, os flavonoides ou compostos fenólicos: quercetina, antocianina, catequina, ácido ferúlico, ácido cafeico, ácido cumárico e ácido gálico. Estes polifenois estão associados à redução de doenças por seu efeito protetor contra a ação de radicais livres, e ainda ajudam a prevenir a formação de catarata.                             
 
Catequina combate a inflamação
Damasco é uma ótima fonte de catequina, um polifenol com ação anti-inflamatória potente, pois inibe a atividade de uma enzima chamada ciclo-oxigenase-2, presente no processo inflamatório. Os estudos têm mostrado que alimentos ricos em catequinas podem proteger os vasos sanguíneos de danos relacionados com a inflamação, e ainda ajudam no controle da pressão arterial.                             
 
Quanto comer
Uma porção corresponde a 10 unidades de damasco seco (uma média de 35 gramas), e isto equivale a 80 calorias. Ele pode ser consumido diariamente ao natural, ou pode ser acrescentado no iogurte, na salada de frutas, no suco ou vitamina.  
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário