Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Benefícios das nozes para o organismo

Normalmente mal vista devido ao alto valor calórico, a noz possui muitos benefícios quando consumida em pequenas doses diárias
 
Altamente benéficas no corpo humano, a semente do fruto é a parte comestível que, desde os tempos antigos, eram recomendadas pelos antigos chineses como consumo diário para fortalecimento do organismo humano.
 
De origem asiática, a nogueira é a árvore que dá origem ao fruto, que atualmente é cultivada em diversos locais do mundo. A maior parte das mudas que foram trazidas ao Brasil durante os anos 70, no entanto, são originárias do sul dos Estados Unidos.
 
Benefícios e propriedades das nozes
Além de deliciosas, as nozes possuem propriedades que ajudam no fortalecimento da defesa do corpo, formação de glóbulos vermelhos, cicatrização, fortalecimento dos ossos e dos dentes, combate ao envelhecimento precoce das células, além de evitar – quando consumidas diariamente em pequenas doses – até 65% do risco de doenças do coração.
 
Esse último benefício está associado à redução provocada pelos seus componentes nas taxas de colesterol e na formação de coágulos no sangue. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, sendo seu consumo excelente para o combate às inflamações. Rica em vitamina E, C e selênio – com ação antioxidante – o consumo é auxiliar ainda na prevenção ao câncer. Ainda devido aos antioxidantes, as nozes podem ajudar ainda a melhorar a resistência pulmonar, além de reduzirem os danos causados pelas toxinas inaladas.
 
Seus componentes fito estrogênios ajudam a combater os efeitos da menopausa em mulheres e, além disso, por ser rica em cálcio, a noz fortalece os ossos e os dentes. Rica em vitamina B6 – somente outros alimentos como gérmen de trigo e peixes como sardinha e salmão passam a frente nesse componente –, a noz ajuda a manter o funcionamento do cérebro de forma eficaz, além de ajudar a produzir glóbulos vermelhos.
 
Atenção
As nozes são vistas como elementos eliminados em dietas, no entanto, para consumi-las, é preciso apenas cautela. Você precisa saber que todos os benefícios podem ser alcançados com cinco nozes – o equivalente à 28 gramas – diariamente. Mas é preciso não passar do valor indicado, pois essa quantidade contém 193 calorias, valor semelhante ao de duas barras de cereais.
 
Como consumir?
A melhor forma de consumir as nozes é descascando-as na hora e comendo inteiras. Quando moídas, perdem seus nutrientes rapidamente. Consuma com cereais e frutas, ou ainda batidas com leite. Pode adicionar ainda aos ratos salgados como saladas, risotos, massas e molhos. As nozes devem apresentar um sabor adocicado, caso contrário já estão oxidadas e não devem ser consumidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário