Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Hospitais em SP criam centro para combater males da quimio ao coração

Hospitais em SP criam centro para combater males da quimio ao coraçãoEm São Paulo, centros atuarão no tratamento humanizado e produzirão estudos sobre os efeitos cardiotóxicos da quimio ao coração

Para diminuir e colaborar com formas para amenizar os danos da quimioterapia ao coração, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e o Incor (Instituto do Coração da USP) fizeram uma parceira para promover um tratamento que combata o câncer mas que poupe ao máximo o coração e criaram o centro de cardio-oncologia. A parceria envolve o trabalho de profissionais da oncologia e da cardiologia e terá a coordenação do Sírio-Libanês.

A atuação, além de ajudar no tratamento mais humanizado, também tem como propósito entender os efeitos cardiotóxicos dos medicamentos nos pacientes. Alguns deles aumentam os riscos de insuficiência cardíaca em até 25%.

A parceria também gerará estudos. Um deles avaliará o impacto de diferentes tratamentos para câncer de próstata no coração. Outros em produção vão determinar as melhores drogas para prevenção cardíaca em pacientes com câncer de mama e como a atividade física durante o tratamento pode ser benéfica.
 
O centro ainda vai oferecer especialização para profissionais da saúde nessa área. Além de ser um bom suporte para pacientes, também servirá como centro de prevenção e tratamento precoce das doenças cardiovasculares. Segundo o diretor do centro de cardiologia do Sírio-Libanês, a ideia é criar o primeiro registro nacional de efeitos colaterais da quimio para o coração.
 
*Com informações da Folha de S.Paulo
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário