Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Compare calorias de cerveja, caipirinha e bebidas na praia

Nem só dos alimentos sólidos vêm as calorias; fique ligado
 nas bebidas também
Bebidas alcoólicas em excesso podem causar aumento de peso e prejuízos à saúde
 
Quando o verão se aproxima, muito se fala sobre as calorias dos petiscos de praia. Mas você já parou para pensar que as bebidas também podem resultar em indesejáveis quilinhos a mais, principalmente as alcoólicas, amplamente consumidas sob o sol?
 
A nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Salutem Nutrição e Bem Estar, avisa que "o álcool contém 7,3 kcal/g". Ela completa. "Se não for administrado em quantidades adequadas, o seu excesso pode acabar implicando em um ganho de peso extra."
 
Por exemplo, um copo de 180 ml da tradicional caipirinha de limão pode chegar a 272 calorias quando feita com vodca e açúcar. Para quem prefere cerveja, uma lata traz 168 calorias. Uma taça de vinho branco tem 122 calorias. Somando todas as latinhas, copos e taças do dia, a conta fica alta!
 
Além da dieta, a saúde também pode ser comprometida com excessos alcoólicos. “O fígado só consegue metabolizar, em média, uma dose de bebida alcoólica por hora, o que significa que, se a pessoa consumir quatro latas de cerveja, demora, em média, quatro horas para metabolizar.
 
Enquanto está metabolizando uma lata, o restante fica circulando no organismo, causando intoxicação e alterações”, disse a nutricionista. “Além disso, o álcool é irritante da mucosa gástrica e da mucosa do esôfago. O resultado do excesso pode ser esofagite, gastrite e diarreia”, completou.
 
Tudo isso sem falar nos tradicionais sintomas da bebedeira, como perda de reflexo e de senso crítico, alteração de atenção, euforia ou letargia.
 
Para aqueles que evitam comer na praia porque estão de dieta, mas, mesmo com a “barriga vazia”, não abrem mão dos drinques, um alerta. “Além de também resultar em ganho de peso, pode levar à hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue, geralmente quando a glicose no sangue fica abaixo de 70mg/dl) e à desidratação pelo aumento da diurese causada pelo álcool”, alertou o endocrinologista Pedro Assed, pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares da PUC-Rio-IEDE.
 
“Uma pessoa que está sem comer nada, ao tomar apenas bebidas alcóolicas, faz com que a taxa de álcool no sangue aumente mais rapidamente do que em uma pessoa bem alimentada, podendo causar gastrite e até mesmo úlcera”, acrescentou Alessandra.
 
Portanto, moderação é a palavra chave. Se for provar algo alcoólico, não se esqueça de intercalar com água e sucos naturais, que auxiliam na hidratação, e de se alimentar de maneira balanceada. “Outra lembrança importante é com relação aos drinks à base de limão e frutas ácidas, que, se derramados na pele sob a exposição solar, podem causar queimaduras e deixar cicatrizes na pele”, lembrou Assed.
 
Bebidas não-alcoólicas
“Na praia, deve-se também ter cuidado com as bebidas não-alcoólicas, como refrigerantes, que têm em média de 80 a 100 calorias em 200 ml e engordam”, alertou Assed. “Mesmo os refrigerantes light, naturalmente sem adição de açúcar, por conterem ácidos e gases, podem aumentar a celulite e a retenção de líquido. Além do mais, pessoas que são sensíveis a ácidos podem ter o estômago prejudicado”, completou Alessandra.
 
O endocrinologista recomenda apostar em chás gelados, limonada, água de coco, isotônicos. “Além de refrescantes, são menos calóricos e engordam menos”, disse. A nutricionista lembra que as águas saborizadas também são uma boa pedida para essas ocasiões.
 
Calorias (Fonte: nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Salutem - Nutrição e Bem Estar) 
 
1 – Cerveja (calorias por lata)
Cerveja - 168 calorias
Cerveja preta - 132 calorias

Malzbier - 60 calorias
 
2 – Caipirinha de limão (calorias por copo de 180 ml)
De pinga com açúcar - 195 calorias
De pinga com adoçante - 164 calorias
De vodca com açúcar - 272 calorias
De vodca com adoçante - 130 calorias
 
3 – Caipirinha de morango (calorias por copo de 180 ml)
De pinga com açúcar - 147 calorias
De pinga com adoçante –127 calorias
De vodca com açúcar - 151 calorias
De vodca com morango e adoçante - 131 calorias
 
4 – Caipirinha de abacaxi (calorias por copo de 180 ml)
De pinga com açúcar - 163 calorias
De pinga com adoçante –143 calorias
De vodca com açúcar - 167 calorias
De vodca com adoçante – 147 calorias
 
5 – Vinho (calorias por taça)
Vinho branco – 122 calorias
Vinho rose – 73 calorias
Espumante – 87 calorias
 
6 – Água de coco (calorias por 200 ml)
45 calorias
 
7 – Refrigerante (calorias por lata)
Normal - 85 calorias
Zero – 0 calorias
 
8 – Suco de laranja
1 lata -  103 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 230 calorias
 
9 – Suco de manga
1 lata – 37 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 104 calorias
 
10 - Suco de pera
1 lata – 84 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 91 calorias
 
11 – Suco de uva
1 lata – 96 calorias
1 copo de suco natural (200 ml) - 124 calorias
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário