Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Anticoncepcionais orais de Progesterona (Minipílula)

Anticoncepcionais orais de Progesterona
 
Composição
Anticoncepcional contendo apenas progesterona.
 
Tipos
Pode ser encontrado em embalagens com 35 pílulas ativas. Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.
 
Mecanismo de ação
Promovem o espessamento do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozoides. Inibem a ovulação, em aproximadamente, metade dos ciclos menstruais.
 
Critérios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1996 - Categoria 4)
 
- Gravidez comprovada ou suspeita
 
- Hipertensão arterial grave e moderada
 
- Hepatopatias graves
 
- Doenças tromboembolíticas ou antecedentes importantes
 
- Hemorragia genital de causa indeterminada
 
- Pacientes que fazem uso crônico de drogas que interagem com o anticoncepcional
 
- Dislipidemias severas
 
- Retardo mental que possa dificultar o uso correto
 
Eficácia
 
Para a lactante: É muito eficaz quando usada de forma correta e consistente, com uma taxa de falha de aproximadamente 0,5 em cada 100 mulheres em um ano.
 
Para a não lactante: A eficácia em uso correto e consistente também é alta, mas não tão alta quanto a da pílula combinada.
 
Vantagens
- Pode ser utilizado durante a lactação

- É de fácil utilização
 
Desvantagens
- Tem um índice de falha maior do que os contraceptivos orais combinados

- Algumas horas de atraso já são suficientes para aumentar o risco de gravidez
 
Modo de uso Especialmente indicada para mulheres em período de amamentação, seu uso é contínuo após o término da cartela. É de particular importância não ser tomada após o horário habitual sob risco de diminuição da eficácia.

AMAMENTAÇÃO: seis semanas após o parto. Se a menstruação já retornou, a mulher pode começar a tomar a minipílula a qualquer momento, desde que se tenha certeza de que a mulher não está grávida.

PÓS PARTO se não estiver amamentando: imediatamente, ou a qualquer momento durante as quatro primeiras semanas; não é necessário esperar o retorno das menstruações.

PÓS ABORTO espontâneo ou provocado: imediatamente ou nos primeiros sete dias após o aborto.

DURANTE A MENSTRUAÇÃO NORMAL: deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual.
 
Efeitos colaterais. Para as mulheres que não estão amamentando, os efeitos colaterais mais comuns são as alterações no fluxo menstrual; spotting (manchas), amenorréia que pode ocorrer durante vários meses. Para as lactantes, as alterações menstruais podem não ser percebidas ou não representam incômodo, porque essas mulheres habitualmente não têm ciclos regulares; os anticoncepcionais orais somente de progesterona podem prolongar a amenorréia durante a amamentação. Outros efeitos colaterais comuns são cefaléia e sensibilidade mamária.
 
Benefícios e Riscos
 
Benefícios
- Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto.

- Podem ajudar a prevenir: doenças benignas de mama, câncer de endométrio ou de ovário, doença inflamatória pélvica.
 
Riscos
Por conter somente progesterona em dose muito baixa, a minipílula praticamente não apresenta riscos importantes à saúde. Pode ser considerada um dos anticoncepcionais mais seguros. O risco mais importante é a falha anticoncepcional. As usuárias desse método apresentam maior risco de gravidez ectópica do que as usuárias de anticoncepcional oral combinado e de DIU, porém o risco é menor do que entre as mulheres que não estão usando nenhum método anticoncepcional.
 
Anticoncepcional oral com doses maiores de Progesterona
 
Composição
Este anticoncepcional contém apenas um tipo de progesterona, o desogestrel, na dose de 75 mcg em cada comprimido. É comercializado em embalagens com 28 pílulas ativas. Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.
 
Mecanismo de ação
O principal mecanismo de ação é a inibição da ovulação e o aumento da viscosidade do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozóides.
 
Critérios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1996 - Categoria 4)
 
- Gravidez comprovada ou suspeita
 
- Hipertensão arterial grave e moderada
 
- Hepatopatias graves
 
- Doenças tromboembolíticas ou antecedentes importantes
 
- Hemorragia genital de causa indeterminada
 
- Pacientes que fazem uso crônico de drogas que interagem com o anticoncepcional
 
- Dislipdemias severas
 
- Retardo mental que possa dificultar o uso correto
 
Eficácia
A eficácia descrita na monografia do produto, incluindo mulheres lactantes e não lactantes, mostrou uma taxa de falha de 0,14 por 100 mulheres em 1 ano. Quando excluídas as lactantes, os estudos mostraram uma taxa de falha de 0,17 por 100 mulheres em 1 ano.
 
Vantagens
Pode ser utilizado durante a lactação· É de fácil utilização.Desvantagens· Existe um alto índice de amenorréia ou sangramento infrequenteModo de usoSeguem rotina semelhante ao dos demais anticoncepcionais de progesterona. Deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual, sempre no mesmo horário, sendo seu uso contínuo após o término da cartela.
 
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns estão relacionados às alterações do fluxo menstrual sendo que, ao final de um ano, aproximadamente 50% das mulheres apresentaram amenorréia ou sangramento infrequente e 4% continuaram apresentando sangramento freqüente. Outros efeitos secundários menos freqüentes foram: cefaléia, acne, sensibilidade mamária, náusea, vaginite e dismenorréia.
 
Benefícios e Riscos
 
Benefícios: Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto. Não apresentam os efeitos colaterais do estrógeno.
 
Riscos: Por conter somente progesterona, praticamente não apresenta riscos importantes à saúde.
 
Importante: Só use o método contraceptivo que seu ginecologista recomendou.
 
Saúde Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário