Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Saiba como cuidar da pele após o excesso de sol

Veja quais produtos podem ser utilizados na pele após a queimadura
 
Muitos já desafiaram o sol ao afirmar "não preciso de protetor". Mas a verdade é uma só: um dia de praia sem protetor solar é a certeza de dias com ardência, vermelhidão, pele descascada e desconforto, especialmente pra dormir. Além de, claro, ser extremamente perigoso.
 
Popularmente conhecido como torrão, a queimadura solar pode ser de dois tipos: superficial e média. De acordo com a Dra. Suzana Hamp, dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, a primeira é leve e se caracteriza pelo vermelhão pós-sol, no segundo caso a queimadura é mais intensa e profunda, tendo a formação de bolhas horas ou dias após a exposição.
 
– Importante lembrar que a pele queimada absorve mais, por isso é preciso atenção redobrada sobre quais produtos passar após o torrão – destaca a médica.
 
O que pode?
– Banhos frios e compressas frias/geladas.
 
– Produtos refrescantes e calmantes contendo calamina, cânfora, mentol, azuleno e aloe vera podem ajudar a diminuir a sensação da pele queimada.
 
– Compressas com chá de camomila fraco podem ajudar.
 
Em casos de queimaduras mais intensas e profundas com bolhas, procure um médico dermatologista.
 
Essas lesões podem necessitar de corticosteróides de uso tópico associados alguns tipos de anti-inflamatórios e analgésicos, medicamentos de uso controlado.
 
O que não pode?
– Produtos de mentol não são indicados para o rosto pois a pele da face é mais sensível e o mentol pode entrar em contato com os olhos.
 
– Nunca estoure as bolhas, elas são como um curativo natural da pele.
 
– Não adianta se besuntar de hidratante após virar um camarão. A dermatologista afirma que o creme, o gel ou a loção hidratante não previnem que a pele descasque após o torrão. O produto apenas traz conforto e alívio para a sensação de ressecamento da pele.
 
E o acelerador de bronzeado?
O bronzeamento é uma defesa natural do organismo para proteger a pele contra a radiação ultravioleta que vem do sol. O bronze é um escudo natural. Por isso, produtos que prometem acelerar o bronzeado devem ser evitados. Segundo a médica, alguns estudos demonstram que essa aceleração artificial pode causar envelhecimento precoce e câncer de pele, em alguns casos.
 
Para quem quer um bronzeado bonito e duradouro, o recomendado é incluir alimentos ricos em betacaroteno na dieta: cenoura, beterraba, laranja, mamão . O ideal é tomar um suco pela manhã todos os dias antes de ir para a praia.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário