Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Nova droga experimental contra ebola é testada na Libéria

Medicamento foi produzido pela Universidade de Oxford
 
Rio - Começaram nesta semana testes de uma nova droga experimental contra ebola na Libéria. O antiviral “brincidofovir” está sendo aplicado a voluntários em um centro da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). Pacientes que não desejam receber o remédio são tratados com o procedimento padrão.
 
A nova droga foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford nos últimos meses. Os primeiros resultados são esperados ainda para o início deste ano. Outro estudo envolvendo um medicamento similar, o “favipiravir”, começou na Guiné em dezembro passado.
 
Apesar de a ciência já ter desenvolvido uma série de drogas experimentais desde o início do surto, nenhuma receita até o momento provou ser eficaz contra o vírus. A produção desses medicamentos foi estimulada a partir de um enorme esforço de entidades internacionais, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a MSF, em parceria com laboratórios e empresas farmacêuticas.
 
Cientistas dizem que o “brincidofovir” foi escolhido porque demonstrou ser eficaz contra as células infectadas por ebola em laboratórios. A droga também apresentou resultados satisfatórios em mais de mil pacientes suspeitos de terem algum tipo de virose. Os pesquisadores pretendem recrutar mais de 100 pessoas na Libéria. Eles acompanharão as taxas de mortalidade antes e depois da introdução do medicamento.
 
A outra droga antiviral, favipiravir, que está sendo testada pelo Instituto Nacional de Saúde da França, já é utilizada para tratar a gripe. Ela é oferecida a todos os pacientes que recebem atendimento no centro de tratamento da MSF em Gueckedou, na Guiné, e os primeiros resultados são esperados dentro de alguns meses.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário