Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

A língua tem cerca de 10 mil papilas com capacidade de
reconhecer o amargo, o ácido (azedo), o doce, o salgado e o
umami (palavra de origem japonesa que significa delicioso
Quem nunca comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto tão delicioso daquele alimento tinha ficado meio amargo?
 
Com certeza você já comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto do alimento ficou estranho, não foi? Por isso, o Terra decidiu descobrir por que isso acontece e como é possível evitar essa sensação desagradável depois de higienizar os dentes. 
 
Para começar, já temos o primeiro culpado: o Lauril Sulfato de Sódio, (LSS) que está presente em todas as pastas de dente. “Esses detergentessão responsáveis pela limpeza e espuma durante a escovação. Porém, eles também inibem as papilas gustativas temporariamente fazendo com que a gente fique, ao comer algum alimento, com a sensação de sabor incompleto, principalmente quando comemos algo doce”, diz Alexandre Bussab, cirurgião-dentista. 
 
Para entender melhor, é importante saber que quando a gente come alguma coisa, as moléculas desse alimento são divididas entre as papilas gustativas para que cada uma exerça sua função de reconhecer um gosto. A língua possui cerca de 10 mil papilas que têm a capacidade de reconhecer o amargo, o ácido (azedo), o doce, o salgado e o umami (palavra de origem japonesa que significa “delicioso”, ou seja, seria aquele gosto agradável, suave e duradouro que fica na boca). 
 
“Esses detergentes impedem, principalmente, que as substâncias que nos dão a sensação de doce (que contém açúcar) entrem em contato com os receptores de gosto”, diz Alexandre. E para piorar, o LSS costuma acentuar o gosto do amargo. Por isso que tomar um suco de laranja ou comer um quindim logo depois de escovar os dentes pode ser uma péssima ideia. 
publicidade
 
Além disso, esse detergente também tem o poder de atacar um tipo de gordura presente na membrana celular chamada fosfolipídeos, responsável por levar as sensações de gosto para o cérebro. Por isso essa bagunça toda na hora de identificar o gosto certo de cada coisa. 
 
O que fazer, então?
Simples, controle sua ansiedade por comer (principalmente doces) e espere cerca de 30 minutos depois de escovar os dentes. Além de preservar mais sua escovação, depois desse período você conseguirá sentir novamente o gosto dos alimentos sem nenhum tipo de alteração. 
 
Isso porque os receptores gustativos da língua se renovam o tempo todo, ou seja, depois de um tempo eles não estarão mais “afetados” pelos detergentes das pastas. Além disso, o LSS é encontrado em pequenas quantidades na pasta de dente e o tempo de contato dele com as papilas gustativas é muito curto para causar alterações mais longas. 
 
Pastas com sabores fortes
Porém, não é somente o LSS o responsável pela alteração da percepção de gosto de alguns alimentos; existe um segundo culpado. Cremes dentais de eucalipto ou mentol também podem atordoar nossas sensações. “Por serem aromatizantes com um gosto bem forte, também interferem nas papilas gustativas”, diz Alexandre. 
 
Pastas sem gosto ou com um sabor mais neutro podem ser uma opção para quem quer atrapalhar o menos possível os receptores gustativos. Mas não se esqueçam: as pastas têm o LSS para que a higienização seja feita de forma eficiente, ou seja, o paladar será prejudicado por alguns minutos de qualquer forma”, diz Alexandre.  
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário