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quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Logística é crucial para efetividade de campanhas de vacinação

Cadeia de fornecimento de saúde exige profissionalização, a fim de garantir uma entrega adequada e eficiente
 
Por Mayuli Fonseca 

A operacionalização de uma campanha de vacinação no Brasil ultrapassa a cifra de R$ 200 milhões em despesas, como foi o caso da Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, realizada em 2008, com a meta de imunizar 70 milhões de pessoas.
 
Além da aquisição de doses de vacinas, insumos e pessoas, parte importante do aporte é destinada à logística. A armazenagem e deslocamento em casos como esse exigem profissionalização e controle rigorosos, para garantir temperatura adequada, entrega e acima de tudo, acesso aos lugares mais remotos do Brasil.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestão do sistema logístico tem impacto direto na distribuição e aplicação de vacinas em todo o mundo. Para a entidade, as nações precisam se atentar a diferentes frentes de investimento como infraestrutura, embalagem, acondicionamento, transporte, etc.
 
Principais etapas logísticas de uma campanha da imunização
 
As campanhas de imunização exigem uma estrutura logística robusta a fim de garantir:
 
- Disponibilidade de equipamentos adequados
 
- Oferta correta de vacinas de alta qualidade e materiais de imunização
 
- Gestão de distribuição de vacinas
 
- Acompanhamento
 
- Gestão do acondicionamento de materiais refrigerados
 
- Segurança da imunização
 
A logística contribui para evitar o desperdício de vacinas e até mesmo a gestão inadequada de resíduos, ou seja, a boa cadeia de suprimentos é capaz de reduzir os custos operacionais das campanhas de vacinação, do início ao fim do processo.
 
Afinal, a gestão de suprimentos permite a dispensação do produto certo, na quantidade adequada, no local exato, na hora correta, com alta qualidade e preço justo, evitando, assim, prejuízos para toda a cadeia.
 
Para isso, porém, é necessário considerar a logística como peça fundamental para o sucesso da campanha, com investimentos em sistemas de informação, capacitação contínua e aquisição de novas tecnologias, que garantam segurança e acesso total dos insumos. Apenas dessa forma se poderá garantir a imunização da maior parte da população, independentemente do local e com o mesmo padrão de qualidade para todos.
 
Saúde Web

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