Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ciclo menstrual interfere na tentativa de parar de fumar

Dificuldade em parar de fumar tem relação com ciclo menstrual
As mulheres que estão tentando abandonar o vício devem prestar atenção na ovulação
 
O ciclo menstrual pode interferir na dificuldade das mulheres que estão tentando parar o hábito.

É o que a pesquisadora Adrianna Mendrek concluiu em seu estudo que enfatiza a necessidade de uma terapia baseada no gênero. 
 
Para a pesquisa foram recrutadas 19 mulheres e 15 homens que fumaram um cigarro a cada 40 minutos para certificar de que todos mantinham o mesmo desejo incontrolável. Posteriormente, eles foram colocados em máquinas de ressonância magnética enquanto olhavam para uma série de imagens que se relacionavam ou não com o hábito.
 
Após a sessão de ressonância, as fotos foram novamente mostradas e eles elencaram quais mais estimulavam a vontade de fumar um cigarro. As mulheres passaram por esse procedimentos duas vezes em diferentes fases do ciclo menstrual. 
 
Os experimentos mostraram que durante a fase folicular (após o período menstrual e antes da ovulação), imagens que se relacionam com cigarro afetam cinco partes diferentes do cérebro, indicando maior vontade de fumar.
 
Já durante a fase lútea (do dia em que ocorre a ovulação ao primeiro dia do próximo ciclo menstrual) apenas uma parte do cérebro é afetada. De acordo com os pesquisadores, os altos níveis de estrogênio e progesterona desta fase ajudam a mulher a se manter mais forte contra seus desejos.
 
Apesar de a pesquisadora ter afirmado que as diferenças na ativação do cérebro durante a fase folicular e a lútea sejam sutis, "considerar o ciclo menstrual pode ajudar as mulheres a pararem de fumar".
 
Mendrek também afirmou que enquanto os homens fumam com mais frequência, as mulheres se tornam dependentes com mais facilidade e tem mais dificuldade em largar o vício.
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário