Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Conheça o passo a passo do medicamento dentro do hospital

Conheça o passo a passo do medicamento dentro do hospital
Com rastreabilidade, o caminho percorrido pelos insumos é mapeado de forma a trazer mais segurança para o paciente e redução de custos para a instituição
 
Os órgãos de controle de fabricação, distribuição e consumo de medicamentos no Brasil expedem em média mil avisos de anormalidades de fabricação ou uso de produtos. Há, portanto, a necessidade de fazer recalls de forma intensa.
 
Sendo assim, a rastreabilidade de medicamentos é fundamental para identificar quem consumiu, comprou, onde está e em que condições estão quaisquer produtos farmacêuticos que estão circulando no mercado brasileiro. Por isso, ter um projeto de logística com recursos de rastreabilidade em toda a rede de atendimento torna-se uma grande ferramenta para garantir a segurança de toda a cadeia de saúde.
 
Desde a fabricação, há uma preocupação dos órgãos sanitários em adotar códigos de barras padronizados, conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, a agência criou o Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) para aperfeiçoar ainda mais a rastreabilidade de medicamentos e facilitar o recolhimento de lotes por quaisquer problemas, onerando menos o sistema de saúde e garantindo mais segurança aos consumidores.
 
Dentro do hospital, a logística pode ser resumida em 11 etapas:
 
1. Recebimento (conferência dos pedidos e verificação da integridade das embalagens, lote, validade e quantidade).
 
2. Endereçamento (alocação de produtos nas áreas de estocagem, conforme lote e validade).
 
3. Dispensação Individualizada
 
4. Dispensação coletiva
 
5 .Dispensação de Kits de procedimento
 
6. Rastreabilidade desde a entrada até o consumo
 
7. Gerenciamento de Estoque
 
8. Gestão de material consignado
 
9. Controle de administração de medicamento
 
10. Logística reversa (estorno físico, contábil e financeiro dos produtos não consumidos pelo paciente).
 
11. Gestão automática de requisição de compras
 
A gestão logística de medicamentos envolve também a área de tecnologia, que pode organizar as informações gerenciais de forma mais prática. Além disso, a equipe assistencial é fundamental para que o processo tenha sucesso, pois são responsáveis pela administração dos remédios, bem como abastecer os sistemas de controle de informações. A junção de processos bem desenhados com tecnologia e pessoas treinadas garante que o caminho percorrido pelo medicamento seja adequado e eficiente não somente para a instituição de saúde, como também para o paciente.
 
Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário