Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de março de 2015

Cebrim/CFF publica edição nº 1/2015 do Boletim Farmacoterapêutica

Em junho de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo editou a Portaria nº 986/2014-SMS.G, que institui o Protocolo de Uso de Metilfenidato (Ritalina e Concerta), naquele município
 
A motivação do órgão foi prevenir que crianças e jovens façam uso desmedido e, muitas vezes, desnecessário, de medicamento cujos benefícios e riscos não são bem definidos, especialmente quando em uso prolongado. “O Protocolo de uso de metilfenidato: restrição da liberdade de prescrição e do acesso ou busca do uso racional? A discussão em torno da Portaria n° 986-SMS.G, de São Paulo, de 12 de junho de 2014” é um dos temas abordados na Edição nº 1/2015, do Boletim Farmacoterapêutica.
 
A publicação traz, ainda, os artigos “Dez mandamentos para uma nova terapêutica”; e “Decálogo sobre uso seguro de fármacos”. Na seção O QUE HÁ DE NOVO, o destaque é o uso da Eribuliba no tratamento do câncer de mama. Eventos adversos cardiovasculares graves associados à Bupropiona é o tema tratado na seção SEGURANÇA DE MEDICAMENTOS.
 
Desde sua origem, o Farmacoterapêutica cumpre a função de informar a sociedade e, para tanto, aborda temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, entre outros.
 
A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a estimular a produção e disseminação de informações independentes sobre medicamentos. Neste sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), órgão do Conselho Federal de Farmácia (CFF), produz e publica o Boletim.
 
 
CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário