Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de março de 2015

Saiba quais alimentos podem causar alergia na pele de gestantes

Saiba quais alimentos podem causar alergia na pele de gestantes Free Images/Divulgação
Free Images: A albumina, proteína do ovo, quando não bem
cozida pode ser fonte de bactérias que prejudicam a mãe e o bebê
Alterações hormonais podem deixar estômago mais sensível
 
As alterações hormonais da gravidez trazem uma série de mudanças no organismo da mulher. Na pele, é comum que apareçam coceiras sem nenhuma causa aparente. No entanto, é importante ficar atenta se esses pruridos são originados após a ingestão de algum alimento. Isso porque os níveis hormonais podem deixar o estômago mais sensível a algumas substâncias que antes não afetavam a sua saúde.
 
— Como eles aumentam a absorção de nutrientes para suprir as necessidades do bebê, pode deixar o estômago mais relaxado, fazendo com que o ácido estomacal chegue ao esôfago, podendo causar azia e até mesmo dificuldade para fazer a digestão de determinados alimentos ou aditivos presentes nos mesmos — explica o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo.
 
A alergia pode se apresentar com sintomas como coceira nos lábios ou na pele, vermelhidão acompanhada de descamação. Porém, de acordo com o especialista, a gestante deve estar atenta aos sinais porque, em alguns casos, podem ocorrer sintomas graves.
 
— A alergia é uma reação do sistema imunológico que tenta se defender de substâncias que ele considera nocivas, como toxinas — descreve.
 
Segundo Macedo, diversos alimentos podem causar uma reação alérgica. Essas reações podem ser divididas em dois grupos: não-tóxicas (intolerância ou hipersensibilidade aos alimentos) e não-alérgica (reações por ingestão de alimentos contaminados por microorganismos).
 
Saiba quais alimentos podem causar alergias e devem ser evitados pelas gestantes:
 
Leite: a alergia à proteína do leite envolve uma resposta maior do sistema imunológico que pode ter uma resposta imediata ou até três horas depois do consumo
 
Ovo: a albumina, proteína do ovo, quando não bem cozida pode ser fonte de bactérias que prejudicam a mãe e o bebê
 
Peixe: salmão, atum e linguado são os tipos mais comuns de peixes que causam reações alérgicas. Se o peixe estiver estragado, ele pode apresentar altos teores de histamina e causar intoxicação ou processo alérgico
 
Frutos do mar: as alergias mais frequentes são devido à ingestão de caranguejo, lagosta e camarão
 
Aditivos alimentares: corantes, conservantes e aditivos artificiais podem desencadear alergia

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário