Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de março de 2015

Sibutramina: entenda os efeitos colaterais

O medicamento é indicado para pacientes com sobrepeso importante ou obesidade

Há uma série de contraindicações para o uso da Sibutramina. Pessoas que tem problemas cardiovasculares (há o aumento da frequência cardíaca porque ele faz com que a queima calórica aumente e isso pode gerar problemas como palpitações), transtornos de ansiedade, insônia e enxaqueca não devem usar o medicamento já que isso pode agravar os sintomas.
 
A endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva explica que a sibutramina tem possíveis efeitos colaterais, por isso é muito importante estar atento às indicações e só usar se indicado por um médico.
 
Mas ela defende também que, atualmente, este é praticamente o único medicamento usado para o emagrecimento, por isso associações que dizem respeito a obesidade e regime defendem a permanência do produto. "As outras opções são os fitoterápicos que não têm eficácia comprovada e as anfetaminas que não indicamos".
 
A médica também explica que pesquisas feitas pelos responsáveis por regulamentar o uso apontam que há mais vantagens do que riscos para quem usa. "Não acho que o medicamento deve ser retirado das farmácias, mas creio que isso pode acontecer já que saiu de mercados importantes como Europa e Estados Unidos. Por aqui está na berlinda".
 
A questão ainda não totalmente respondida é se a droga também aumentaria as chances de problemas cardiovasculares em pessoas sem este histórico. Por enquanto, os estudos apontam problemas em pessoas pré-dispostas.
 
Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário