Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Útero de mulheres obesas pode programar prole a acumular gordura


Obesidade é passada desde o útero, através de gerações
Foto: Marcia Foletto / Marcia Foletto
Marcia Foleto/Obesidade é passada desde o útero, através de gerações
Células-tronco do cordão umbilical dão pistas de como obesidade e diabetes passam através das gerações
 
Boston - Um estudo apresentado na 75ª Sessão Científica da Associação Americana de Diabetes sugere que o ambiente intra-uterino de mulheres obesas pode programar as células da prole a acumular gordura extra ou desenvolver diferenças no metabolismo que poderiam levar à resistência a insulina. Até agora os cientistas já sabiam da relação entre pais obesos e o risco aumentado para diabetes tipo 2 nos filhos, mas não sabiam como e por que isso acontecia.
 
Boyle e sua equipe pegaram células-tronco de cordões umbilicais doados dos bebês de peso normal e mães obesas e as cultivaram em células musculares e adiposas no laboratório. Os pesquisadores encontraram um teor de gordura 30% maior em ambos os tipos de células na prole de mães obesas na sua primeira consulta pré-natal, em comparação com as células da prole de mães com peso normal.
 
— Como o estudo é bastante preliminar, ainda não sabemos se essas diferenças em células cultivadas em laboratório correspondem à fisiologia destas crianças após o nascimento — diz Kristen Boyle, professora assistente na Escola de Medicina da Universidade do Colorado. — Mas é claro que há uma propensão inerente em relação ao excesso de gordura nas células de fetos de mães obesas.  Sabemos também que o acúmulo de gordura nestas células corresponderam à massa gorda do bebê no nascimento. O próximo passo é seguir estes bebês para constatar se há uma mudança duradoura na vida adulta.
 
Os pesquisadores esperam ter em breve informações adicionais sobre como usar as células de gordura para a produção de energia e se isso contribui para o acúmulo maior de gordura nas células da prole de mães obesas. Haverá ainda uma avaliação completa, do metabolismo das células, para determinar se as células na prole de mães obesas exibem inflamação, resistência à insulina ou outras diferenças metabólicas.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário