Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Hospital utiliza software que facilita compreensão de receitas médicas

A dificuldade em entender o que está escrito na receita médica está com os dias contados. Uma ferramenta desenvolvida na Universidade Federal do Ceará vai facilitar a compreensão da população às receitas prescritas pelos médicos. O sistema online Letras de Médico já é utilizado, de forma experimental, pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
 
A ideia é simples: por ser feita no computador, evita-se a receita manuscrita pelos médicos, o que agiliza o processo. O software usa pictogramas, um sistema de desenhos que representam os remédios na quantidade correta prescrita. Se o paciente tiver de tomar meio comprimido em determinado horário, o desenho (pictograma) na receita mostrará um comprimido partido ao meio e o horário adequado.
 
Desde setembro, médicos e pacientes do Ambulatório de Cardiologia e da Clínica 2A do HUWC são beneficiados com o programa. Além do uso de pictogramas, o software permite aos médicos do HUWC um histórico das receitas e das recomendações feitas ao paciente, associar a dosagem mais adequada, listar vários medicamentos, dentre outras possibilidades.
 
“Fizemos muitos testes com médicos e pacientes. O uso do pictograma foi adaptado para a realidade do paciente do hospital. Pesquisas apontam que 85% dos pacientes lembram da informação dada pelo médico quando pictogramas são utilizados nas prescrições médicas”, explica Rogério Malveira.
 
Premiação
Desenvolvido pelo estudante do último semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rogério Malveira, o programa gera receitas em até 40% menos tempo e com até cinco vezes mais entendimento por parte do paciente.
 
A ideia de Rogério recebeu o segundo lugar do Brasil na disputa de premiação para investimento do Social Good Brasil, maior laboratório de inovação social tecnológica do país.
 
Médicos de estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul já manifestaram interesse pelo programa.
 
Saiba mais sobre o software Letras de Médico.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário