Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ministério da Saúde lança edital para o Programa Mais Médicos

Os médicos brasileiros interessados em participar do Programa Mais Médicos têm uma nova oportunidade. É que o Ministério da Saúde publicou novo edital para reposição das vagas desocupadas desde o último processo de seleção, realizado em outubro de 2015.

A seleção também irá suprir os postos que serão abertos pelos profissionais que poderão deixar o Programa após concluir o prazo de um ano de participação - aqueles que optaram pela pontuação nas provas de residência.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 12 a 15 de janeiro de 2016, por meio do endereço www.maismedicos.gov.br, onde é possível acessar o formulário de adesão e o edital com os critérios de participação.

A lista com as cidades com vagas abertas pela desistência de profissionais do Programa será publicada no dia 25 de janeiro. Os candidatos inscritos poderão escolher os municípios que querem atuar entre 25 e 27 de janeiro.

A previsão é que os profissionais selecionados na primeira chamada iniciem as atividades em fevereiro de 2016.

Caso todas as vagas não sejam preenchidas nas duas chamadas para os médicos com CRM Brasil, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Formas de concorrência e permanência no Programa No momento da seleção, os novos candidatos deverão escolher entre o direito de concorrer a pontuação adicional de 10% nas provas de residência ou permanecer no município por até três anos.

Os profissionais disputam somente com aqueles que optarem pelas mesmas cidades e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes em outra oportunidade (em fevereiro).

Os municípios também devem aderir ao edital e confirmar, no mesmo prazo de inscrição, se está mantida a necessidade dessas vagas.

A previsão é que este chamamento tenha a maior quantidade de vagas desde que foi implementado pelo Ministério da Saúde, em 2015, os editais trimestrais de reposição do Programa.

Para os profissionais que optaram pelas 10% nas provas de residência em janeiro de 2015 e estão encerrando a participação, o edital prevê a opção de continuar no Mais Médicos por mais três anos, desde que continuem no mesmo município em que já atuam.

O período para que esses médicos confirmem a permanência no Programa também será de 12 a 15 de janeiro.

Reposição
O Ministério da Saúde garante a reposição constante de todas as desistências, por meio de editais trimestrais para preenchimento dessas vagas.

No primeiro edital de reposição, lançado em julho de 2015, foram ofertadas 276 vagas, e no segundo, em outubro, 326. Todas as vagas foram ocupadas por médicos com CRM Brasil.

No primeiro chamamento de 2015, os médicos brasileiros ou brasileiros graduados no exterior preencheram todas as 4.139 oportunidades oferecidas.

Com a expansão, o programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para aproximadamente 63 milhões de pessoas.

O Programa Mais Médicos
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.

As informações são da Agência Saúde (http://goo.gl/ZQSifP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário