Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de maio de 2011

Mãe que não se cuida pode prejudicar o filho

Mariana Lenharo

Mulheres, quando se tornam mães, costumam descuidar da saúde para viver em função da criança. E isso, dizem os médicos, mais prejudica do que auxilia no desenvolvimento infantil. “É preciso entender que, para cuidar do outro, é necessário estar íntegra e equilibrada”, diz a psicóloga Patrícia Bader Santos, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital São Luiz.

A ginecologista Maria Luisa Mendes Nazer, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, conta que, por causa da falta de tempo, é comum que a mulher passe a deixar de lado até o ginecologista quando se torna mãe, indo às consultas com menos frequência. Para ela, o comportamento é negligente e pode prejudicar a criança. “Filhos seguem o exemplo dos pais. Se observam que a mãe vai ao médico e se cuida, automaticamente também vão valorizar e reproduzir esse comportamento.” Ela observa que a mãe que não se cuida pode também não se manter em condições de cuidar bem do próprio filho.

“Muitas se esquecem também de que são mulheres: perdem a vaidade, ficam com a autoestima baixa e param de ter interesse pela vida sexual”, afirma Maria Luisa. O sentimento de culpa costuma ser companhia frequente da mãe que vive na correria dos grandes centros urbanos. É isso, e não apenas a falta de tempo, o que a impede de reservar alguns momentos para cuidar de si própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário