Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Italianos desenvolvem vacina que desarma 300 tipos de meningite

Pesquisadores italianos da Universidade de Florença e da Novartis estão perto de desenvolver uma vacina contra a meningite que protege contra mais de 300 cepas do meningococo B, bactéria que é a principal e mais perigosa causadora da doença.

A meningite --inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal-- pode ser causada por vários agentes, entre vírus e bactérias. Para alguns deles já existe vacina, mas não para o meningococo B.

A imunização de ampla proteção tem sido um desafio para os cientistas devido às muitas variedades da bactéria em circulação.

A pesquisa, publicada na "Science Translational Medicine", testou 54 imunógenos --substâncias externas que desencadeiam uma resposta imune do organismo.

Após testes em camundongos, os oito com melhor desempenho com diferentes cepas foram selecionados.

O mais eficiente, batizado de G1, foi capaz de gerar imunidade contra mais de 300 cepas da bactéria, um resultado considerado muito expressivo pelos cientistas.

Segundo eles, esse imunógeno poderá ser usado para, em breve, criar uma vacina de amplo espectro contra a doença.

A mesma "engenharia" também serviria para desenvolver imunizações para outras doenças, como a Aids.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário