Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de julho de 2011

HIV

O que é
O teste de sorologia de HIV é um exame de sangue que detecta a presença do vírus HIV – o causador da aids – na corrente sanguínea.

Para que serve
O exame é feito para apontar a presença dos anticorpos anti-HIV no sangue.

Como é feito
O sangue é coletado por uma agulha colocada diretamente em uma veia do braço.

Preparo
Dispensa preparo prévio, inclusive jejum.

Valores de referência:
Para o diagnóstico, o resultado informa a presença ou não de anticorpos específicos (anti-HIV1 e 2). Resultado negativo indica que não há presença do vírus. Resultado positivo indica a presença do vírus. Neste caso, são necessários testes complementares para confirmação do diagnóstico.

Atenção: alguns resultados podem dar falso-positivos. Há uma margem de erro (cerca de 3% dos casos) e pode haver contaminação de material durante os procedimentos de coleta ou análise. Por outro lado, um falso-negativo pode aparecer durante a janela imunológica – período decorrente entre o contato com o vírus e a produção de anticorpos pelo organismo. O tempo médio para que o exame detecte a presença do HIV no sangue é de dois meses. Por conta disso, independente do resultado, é importante repetir o exame após esse período.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário